JACOBSHAVN – UM GLACIAR DA GROENLÂNDIA – por João Machado

320px-Kalaallit_Nunaat_kommunea

Perto da cidade de Ilulissat, a cerca de 200 quilómetros a norte do Círculo Polar Árctico, na costa ocidental da Groenlândia, na Disko Bay, fica o glaciar de Jacobshavn, no fiorde do mesmo nome. Descarrega cerca de 10% dos icebergues que saem da Groenlândia para o mar. Calcula-se que a massa de gelo que dele anualmente se desprende chegue a atingir o peso de 35 biliões de toneladas.  Os icebergues deslocam-se para sul, e por vezes só se derretem abaixo dos 45º de latitude. Terá sido um iceberg do Sermeq Kujalleq (nome groenlandês do glaciar) que afundou o Titanic em 1912.

800px-Greenland-Ilulissat-26
Dois esquimós nos seus caiaques na Disko Bay, Vêem-se icebergs e blocos de gelo mais pequenos saindo para o mar.
Obrigado a Wikimedia Commons.

O glaciar de Jacobshavn tem estado sob observação desde o século XVIII. O seu caudal tem-se reduzido ultimamente, pensa-se que devido às alterações climáticas. Há mesmo cálculos sobre a influência que a grande massa de gelo do Jacobshavn poderá ter na subida do nível dos oceanos.

300px-Greenland_Ilulissat-25
Os icebergues chegam a atingir um quilómetro de altura.
Obrigado a Wikimedia Commons

Este Em 2004 a UNESCO decretou o estatuto de interesse mundial para o fiorde. A cidade vizinha de Ilulissat tem mais de 4000 habitantes e foi fundada em 1741 pelo comerciante dinamarquês Jacob Severin.

300px-Greenland_1,_Harbour_of_Ilulissat
A cidade de Ilulissat
Obrigado a Wikimedia Commons

Vejam:

http://www.nasa.gov/vision/earth/lookingatearth/jakobshavn.html

http://www.nature.com/nature/journal/v432/n7017/abs/nature03130.html

http://www.mapsofworld.com/greenland/travel-guide/jakobshavn.html

http://www.natureworldnews.com/articles/5858/20140203/greenlands-jakobshavn-glacier-moving-10-miles-per-year-recording-breaking.htm

http://www.greenland.com/en/things-to-do/naturoplevelser/ilulissat-isfjord.aspx

Leave a Reply