
Obrigado à Wikipedia
No mapa acima está bem visível a ilha de Java, a ilha mais populosa do mundo. Tem cerca de 138 milhões de habitantes (2011), mais de metade da população do estado da Indonésia, a que pertence. Nos seus 135 000 quilómetros quadrados, contém quatro das maiores cidades do país: Jakarta, a capital da Indonésia, com quase 10 milhões de habitantes em 2010, Surabaya, Bandung e Bekasi, com mais de 2 milhões cada uma. Mas, sendo uma ilha de origem inteiramente vulcânica, também contém grandes montanhas no interior (a maior altitude é o Monte Semeru, que atinge 3676 metros) e numerosos vulcões, dos quais mais de 40 são considerados como activos (incluindo os das pequenas ilhas nas cercanias, como o Krakatoa).

Obrigado à Wikimedia Commons e a Riza Nugraha, de Utreque
Em Java foram encontrados vestígios humanos que remontam a cerca de 1,7 milhões de anos atrás, Homo Erectus, que ficaram popularmente conhecidos como o Homem de Java (ver filme no primeiro link no fim deste post). Ao longo dos séculos a ilha constituiu um poderoso centro atractivo para a fixação humana, como a partir do século IV da nossa era, com a fixação de invasores hindus, que ali estabeleceram poderosos reinos, como o de Majapahit. No século XVI chegaram os portugueses, partidos de Malaca, e, já quase seu no fim, foi a vez dos holandeses. O Islão tornou-se tornou-se a religião dominante, também no século XVI. Mas ficaram os traços do longo período de influência hindu, como o santuário budista de Borobudur e o santuário hindu de Prambanam, ambos do século IX.

Obrigado à Wikipedia e a Jan-Pieter Nap
O clima é tropical, de monções. Antigamente, a paisagem natural típica era a floresta tropical húmida, mas a ocupação humana fez com que recuasse, e desse lugar a outras formações. Na parte oriental, onde as precipitações são mais reduzidas, predomina actualmente a savana. A economia é intensa, encontrando-se em Java os melhores arrozais do mundo. Também se plantam o café, a borracha e outros produtos, estando a agricultura, o comércio e os serviços muito desenvolvidos. A ilha é responsável por quase 60 % do PIB da Indonésia. A vida natural é frágil, estando várias espécies ameaçadas, como é o caso do rinoceronte, e outras extintas, como o tigre. Existem parques naturais para tentar obviar a esta situação, causada pelo aumento de população e da actividade económica.

Obrigado à Wikimedia Commons
_______
Ver:
http://www.edgeofexistence.org/mammals/species_info.php?id=11