KIT DE DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA CAIXA DE TESOUROS DE ACTIVIDADES por clara castilho

9349741_b7nUl

A UNICEF publicou um “Kit” de Atividades de Desenvolvimento da Primeira Infância para ajudar as crianças pequenas a continuar a desenvolver suas habilidades para pensar, falar e interagir com pessoas e coisas, mesmo em momentos difíceis.

A preocupação centra-se nas situações em que a criança pequena é afectada por acontecimentos graves que ocorrem ao seu redor. Seja em que circunstâncias fôr, ela participa activamente no mundo, mesmo que não entenda o significado do que vê ou ouve. Ela absorve as imagens que a rodeia e sofre um impacto profundo das emoções das pessoas de quem recebe amor e segurança.

kit

Pais e monitores desempenham um papel muito importante, ajudando a criança pequena a enfrentar e recuperar-se de experiências traumáticas e stressantes. Cuidar da criança pequena com sensibilidade e atenção requer muita energia emocional e física. Mas os momentos diários compartilhados pela criança e pelos adultos responsáveis por seu cuidado podem ser benéficos para a recuperação mútua. Em momentos difíceis e incertos, a própria possibilidade de encontrar conforto na presença um do outro é o primeiro passo para ajudar a criança pequena a enfrentar as dificuldades e recuperar-se.

De facto, é grande o poder da brincadeira. A criança é curiosa desde que nasce. Quer aprender e compreender seu mundo. Os primeiros cinco anos constituem o período de crescimento mais acelerado do cérebro da criança durante sua vida. E as primeiras experiências da criança determinam o desenvolvimento de seu cérebro. A aprendizagem inicial da criança prepara o terreno para seu êxito na escola. Boas experiências iniciais promovem o bom desenvolvimento do cérebro da criança.

Quanto mais o cérebro trabalha, maior sua capacidade para trabalhar. Quando a criança brinca, seu cérebro trabalha muito. Não há nenhuma dúvida de que é brincando que a criança aprende. E para ela, é natural brincar. Brinca durante as rotinas diárias. Brinca durante as experiências educacionais que lhe são proporcionadas.

Pense num bebé que começa a brincar ao esconde, quando o adulto puxa a roupa sobre sua cabeça. Pense numa menina de um ou dois anos que lê para a sua boneca, imitando a forma como alguém lê para ela. Pense numa criança de três ou quatro anos que faz uns rabiscos e marcas numa folha de papel, as coloca na mesa e anuncia com orgulho: “Escrevi meu nome”.

Às vezes pode parecer que não está acontecendo muita coisa. Preencher uma lata com pequenos objectos e depois despejá-los talvez pareça uma tarefa estúpida e desnecessária. Brincar com blocos, parece simplesmente um exercício de empilhar e derrubar. Mas a brincadeira está cheia de oportunidades para a criança aprender e desenvolver novas habilidades.

Ao brincar, a criança utiliza todos os seus sentidos – audição, visão, paladar, tato, olfato e movimento – para recolher informações sobre o mundo que a rodeia. Mais tarde, a linguagem será outro meio de o fazer. Organiza e reorganiza essas informações, transformando-as nas primeiras imagens de si própria, das outras pessoas e do seu mundo.

Com os jogos divertidos dessa Caixa de Tesouros, a criança – de maior ou menor idade – desenvolve novas habilidades para conversar e pensar, movimentar-se e fazer, compreender seus sentimentos, aprender sobre si própria e conviver com outros.

 O que o Kit de DPI contém?

Ela vem cheia de materiais e ideias que lhe podem possibilitar aprender e divertir-se. Cada item foi escolhido cuidadosamente para apoiar o trabalho  que se pode desenvolver com as crianças todos os dias. Todos os materiais podem ser utilizados de formas diferentes, dependendo da idade e do interesse da criança. Contem também fichas de atividades.

Este documento protótipo foi elaborado pela Unidade de Desenvolvimento da Primeira Infância da UNICEF com a assistência de Cassie Landers, consultora junto ao UNICEF. Existe em português, inglês, francês, espanhol, russo e árabe.

O documento foi ilustrado por Joan Auclair.

Click to access Activity_Guide_Portuguesev1.pdf

 

1 Comment

Leave a Reply