Novas Viagens na Minha Terra – Série II – Capítulo 199 – por Manuela Degerine

Imagem1

Progresso

Chuva miúda e contínua entre Vilarinho e Barcelos, chuva grossa e permanente entre Valença e o Porrinho, nas restantes etapas chuvadas houve, mais ou menos fortes, mais ou menos breves, umas frequentes, outras espaçadas, durante todo o dia, apenas numa parte, antes de sair do albergue ou depois da chegada. Entre os aguaceiros eu ia porém secando, apreciando o sol, o vento, os verdes, os perfumes… A frescura contribuiu para o prazer físico de caminhar, reduziu-me o transporte de água, evitou-me o excesso de transpiração e as suas consequentes mazelas.

Posto que a viagem decorresse nos mesmos dias de abril e neste período do ano passado o tempo estivesse pior, em 2012 atravessei a primavera enquanto em 2013 transitei pelo Inverno; o que não diminuiu a beleza das paisagens nem o júbilo – e o proveito – da caminhada. Palmilhei trezentos e setenta quilómetros em treze dias tão intensos que creio ter-me afastado da vida quotidiana durante meses… Regresso com a mochila plena de peripécias, de vozes, de figuras, de fisionomias que daqui em diante me acompanharão… Emma. Os eleitores de Frau Merkel. Pieter. Angelika. Sixty-Four. Jette. As finlandesas. O polaco. O pastor. O coreano. Os portugas. Carlo. Adriano. Mika. Franz. De um envelope com nomes, números e endereços, poucos contactos se manterão na outra vida (decerto aquela em que – cito Álvaro de Campos – “acabam por nos meter num caixão”), no entanto tais vivências existiram totalmente no seu tempo e espaço: não é indispensável que se prolonguem.

Agora cada ovelha regressará ao redil, continuará a dar lã, leite e cordeiros. (Menos mal enquanto não der carne.) Quase como antes. O Caminho de Santiago conduz os peregrinos a um espaço interior que os hábitos, a família, o emprego (ou o desemprego), os hipermercados, os engarrafamentos terão dentro de dias devastado. Um ou outro – a teimosia é uma virtude caminheira – continuará contudo a seguir as setas amarelas… Ultreia.

Leave a Reply