ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES DE CABO VERDE (OMCV) – por Clara Castilho

Imagem1 (2)

Imagem1 A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) foi fundada em Março de 1981, é uma Organização Não Governamental com mais de mil membros. A OMCV foi fundada com o propósito de dar a voz às mulheres cabo-verdianas. Teve como fundadoras várias mulheres que participaram no processo da luta de libertação nacional, entre as quais a falecida activista Paula Maria Fortes.

Paula Maria Fortes nasceu em São Vicente, a 27 de Janeiro de 1944. Enfermeira, técnica de anestesia, falecida a 7 de Junho de 2011, foi uma das combatentes pela libertação de Cabo Verde e da Guiné-Bissau do jungo colonial.

Depois da luta regressou para Cabo Verde, onde desempenhou diversas funções políticas, colaborou na organização do sistema de saúde no país e foi Presidente da Organização das Mulheres Cabo-verdianas (OMCV) e da ACOLP, Associação dos Combatentes para a Libertação da Pátria.

O Dia da Mulher Cabo-verdiana comemora-se a 27 de Março, dia em que foi criada a Organização.

As suas áreas de intervenção são as da Saúde, Saúde Sexual e Reprodutiva, Direitos da Mulher, Formação e capacitação profissional, Educação Pré-escolar, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, Micro-crédito, Actividades Geradoras de Rendimento, Género população e desenvolvimento, empreendedorismo feminino, entre outros.

Sua Presidente. Idalina Freire, considera que durante os 31 anos de existência, tem contribuído significativamente para mudanças sociais e empoderamento da mulher cabo-verdiana. Apesar das muitas vitórias conseguidas em prol das mulheres cabo-verdianas, existem ainda alguns desafios que a organização tem ainda pela frente, nomeadamente no reforço da autonomia e empoderamento económico das mulheres de Cabo Verde. nossa terra.

A igualdade do género, explica Idalina Freire, “é um processo que não se ganha de um dia para outro, mormente nós consideramos que houve ganhos significativos, mas ainda há muito por fazer. Precisamos trabalhar para continuar a ter mais equilíbrio da mulher na política”, mais mulheres empregadas e menos violência doméstica.

_________________

Endereço:

Rua Andrade e Corvo, CP 213, Praia, Cabo Verde

E-mail – omcv@mail.cvtelecom.cv

Pessoa de contacto:

Idalina Freire Gonçalves (presidente) Tel: (+238) 261 24 55 Fax: (+238) 261 25 39

2 Comments

  1. cabo verde precisa de instituicooes, organizacoes, associacoes e outras entidades nao governamentais que possam favorecer e estimular a Equidade e a igualdade de genero.

Leave a Reply