CABO VERDE – FORUM SOBRE PROTECÇÃO À CRIANÇA – por Clara Castilho

Imagem1 (2)

Realizou-se no dia 31 de Março, na cidade da Praia, o Fórum sobre Protecção à Crianças, para validar o Plano de Acção 2014 – Criança Prioridade Absoluta. A abertura foi presidida por Cristina Fontes, Ministra-adjunta e da Saúde. Este encontro teve como objectivo discutir e aprovar um projecto feita pela Rede Cabo Verde para Protecção da Criança visando proteger e combater a violação e abusos contra menores. O projecto está assente nos seguintes ideias: Prevenir e sensibilizar, educar, saúde, protecção social e voluntariado.

IMG_5616-705838

Fez parte ainda a mostra de um filme sobre as intervenções da Rede da África Ocidental para Protecção da Criança (RAO) nos países da CEDEAO, visão da RAO 2014-2015. As cinco ONG’s que integram a Rede Cabo Verde para Protecção da Criança – Aldeias Infantis SOS, Acarinhar, Associação Zé Moniz, Fundação Infância Feliz e o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), também estiveram presentes no encontro.

A ACRIDES , rede criada em 2013, vai integrar este conjunto, assim como as polícias Nacional e Judiciária e o Ministério de Saúde.  Para que isto se materialize, foi assinado um protocolo com os novos membros conforme avançou a presidente da ACRIDES. Pretende-se, afirmou  Loureça Tavares, presidente da ACRIDES,  é reforçar as sinergias para Protecção dos direitos da criança.

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: