“MUSEUS:COLEÇÕES CRIAM CONEXÕES”? por Clara Castilho

 

No Dia Internacional dos Museus de 2014 o tema escolhido é “Museus: coleções criam conexões”. Propõem que seja a criação de laços entre visitantes, gerações e culturas em todo o mundo. E consideram “O Museu é uma instituição que preserva e comunica o passado, mas que se enraíza no presente, adaptando as suas formas de comunicação e mediação com os públicos para responder às necessidades do mundo contemporâneo. Cria uma ponte entre gerações porque possibilita que as comunidades do presente e as do futuro compreendam melhor as suas origens e a sua história”.

dia int museus

As atividades e iniciativas nos seus museus e palácios nacionais, dinamizadas pela Direção-Geral do Património Cultural podem ser pesquisadas na plataforma online  http://www.patrimoniocultural.pt/museus/ ou em

http://www.igespar.pt/media/docs/2014/05/09/_18_de_Maioatividades___Museus.pdf

O ICOM é o International Council of Museums, uma organização internacional que representa os museus e seus profissionais, desde 1046. Tem mais de 30,000 membros, representando 136 países. A sua sede é na Unesco, em Paris.

No Afeganistão este dia é celebrado este ano pela primeira vez, no Museu Nacional. Na Zâmbia o presidente do ICOM participa num seminário e na Grécia o Museu Grego de Arte das Crianças organizou uma exposição sobre a conexão entre as colecções do Japão, da Noruega e da Grécia.

Quanto a Portugal, já aqui divulgámos algumas iniciativas. Outras, por todo o país podem ser consultadas nos locais indicados.

 

 

Leave a Reply