ALKANTARA FESTIVAL – FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS – DE 13 DE MAIO A 8 DE JUNHO por clara castilho

9349741_b7nUl

É a 13 ª edição do AKantara Festival, o maior festival de artes performativas de Lisboa. Entre Maio e Junho, artistas dos quatro cantos do mundo mostrando um balanço colectivo do estado do planeta. Os espetáculos, num total de quatro dezenas de apresentações vão ocupar os palcos da Culturgest, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Maria Matos Teatro Municipal e do São Luiz Teatro Municipal, do Teatro Nacional D. Maria II e ainda o Museu da Eletricidade, o British Council e o Espaço Alkantara.

1395249247alkantara

Este festival tem a Parceria EGEAC e a Co-Produção da CulturgestFundação Calouste GulbenkianFundação EDPMaria Matos Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II e São Luiz Teatro Municipal. É subsidiado pelo Programa Cultura da Comissão Europeia, através das redes NXSTP, que congrega oito festivais da União Europeia, e Départs, dedicada à dança, desenvolvida desde 2001, no âmbito dos programas orçamentais da Comissão Europeia para a Cultura

ALKANTARA é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal/Secretário de Estado da Cultura – DGArtes e apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa. Mas, este ano houve um corte substancial no apoio financeiros.

Para além do Festival, Alkantara é uma organização de Lisboa que se dedica ao desenvolvimento das artes performativas em Portugal e num contexto internacional. A sua actividade assenta numa visão global diferenciada e menos eurocêntrica da criação contemporânea. Alkantara é ainda sinónimo de transversalidade e o seu trabalho completa-se em projectos de formação para as artes, que incentivam a aproximação de diversos públicos à arte contemporânea. A sua sede “O  espaço Alkantara”, é num edifício cedido pela Câmara Municipal de Lisboa. Conta com o apoio sustentado da Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura,  e  trabalha em colaboração com instituições de vários países, desenvolvendo condições de produção, de apresentação e de visibilidade para os criadores com quem trabalha.

Alkantara é membro de diversas redes e plataformas de intercâmbio (Danse Bassin Mediterraine, On the Move, Fundação Anna Lindh, REDE– associação de estruturas para a dança contemporânea em portugal, entre outras) e parceiro em programas de colaboração e co-produção internacional (Next Step– promoção da criação artística europeia e Départs– práticas para o desenvolvimento integrado da dança contemporânea europeia).

O programa pode ser visto em ://www.alkantarafestival.pt/programa/

Leave a Reply