JORNADAS TRANSFRONTEIRIÇAS PORTUGAL, CASTILLA E LÉON DA REDE EUROPEIA ANTI-POBREZA – 4 de JUNHO – ESCOLA SUPERIOR de TECNOLOGIA DE VISEU – por Clara Castilho

As Jornadas Transfronteiriças 2014- o Nosso Baú Partilhado, organizadas pela EAPN Portugal em parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu,irão realizar-se no próximo dia 4 de Junho na Escola Superior de Tecnologia de Viseu, ( Av. Cor. José Maria Vale de Andrade s/n, Campus Politécnico Santa Maria, 3504-510 Viseu).

cartaz-01

A temática será a intervenção com crianças e jovens e contará com a presença de parceiros portugueses e espanhóis.

As Jornadas servirão para apresentar as conclusões dos trabalhos realizados nos últimos 3 anos nos distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Viseu e Castilla y Léon (Espanha), contando com oradores presentes em cada um desses anos, sendo igualmente apresentadas as publicações que resultaram desse trabalho.

A entrada é livre mas as inscrições obrigatórias, sendo que podem ser feitas através do mail viseu@eapn.pt ou dos números 91 4 77 77 92 / 232 468 472. + info: José Machado Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal EAPN / Portugal- Rede Europeia Anti Pobreza viseu@eapn.pt.

A EAPN deve a sua sigla ao inglês European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) sendo uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1990, em Bruxelas. A organização está representada em 30 países , nomeadamente em Portugal, através de redes nacionais.  Há mais de 20 anos [17 de Dezembro de 1991] a actuar no nosso país, a EAPN Portugal é uma organização, reconhecida como Associação de Solidariedade Social, de âmbito nacional, obtendo em 1995, o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A ação da EAPN Portugal, sediada no Porto, estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais. Em 2010 foi-lhe atribuído, pela Assembleia da República, o Prémio Direitos Humanos. A decisão, unânime, foi tomada por um júri constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Tem como princípios: Participação, Subsidiariedade, Trabalho em Rede, Inovação, Responsabilidade, Transparência.

Em Portugal, por decisão dos doze membros que representaram Portugal na Assembleia Constituinte da EAPN e pela necessidade de dotar a rede nacional de estabilidade jurídica para poder intervir, foi criada uma Associação de Solidariedade Social que passou a ser designada de Associação REAPN- Rede Europeia Anti- Pobreza/Portugal. A partir de 2011, esta Organização passou a designar-se por EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação. (http://www.eapn.pt/)

 

 

Leave a Reply