BRASIL, MOVIMENTO GOTA D’ÁGUA – “PENSE NO BRASIL EM QUE SEU NETO VAI NASCER” por Clara Castilho

Na página do movimento podemos ler:

O Movimento Gota D’ Água surgiu da necessidade de transformar indignação em ação. A missão do Gota D’Água é sensibilizar a população para causas sociais e ambientais utilizando ferramentas de comunicação em multiplataforma.

mov gota dágua

Queremos mostrar que o bem é um bom negócio e envolver a sociedade brasileira na discussão de grandes causas que impactam o nosso país. Utilizamos nossa experiência em comunicação para dar voz aqueles que se dedicam a estudar o impacto que as decisões de hoje terão no amanhã. Apoiamos soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum.

O Gota D’Água é uma ponte entre o corpo técnico das organizações dedicadas às causas socioambientais e os artistas ativistas e você. A primeira campanha do Movimento discute o planejamento energético do país, que pretende construir mais de 50 hidrelétricas na Amazônia, através da análise do projeto da hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu. O braço técnico desta campanha é composto por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: “Movimento Xingu Vivo Para Sempre” e “Movimento Humanos Direitos”.

Tudo começou com uma gota de esperança, uma boa dose de indignação e a convicção de que nossas escolhas definem o nosso Futuro. Em apenas dois meses, reunimos um grupo de atores e profissionais talentosos, conscientes e corajosos para questionar a construção da hidrelétrica de Belo Monte – a mais agressiva intervenção na maior floresta do mundo!

 Quando a revista Veja publicou uma capa reativa ao impacto do nosso movimento, nós estávamos justamente em Altamira, epicentro da confusão. Fomos a convite das lideranças indígenas e tivemos o privilégio de vivenciar a magnitude do rio Xingu e da floresta. E foi pela voz dos moradores daquela região que demos resposta à matéria visivelmente tendenciosa.

Nessa intensa trajetória, o Movimento Gota D’Água conta com o apoio de importantes organizações que atuam em causas socioambientais. Além dos parceiros Movimento Xingu Vivo Para Sempre e Movimento Humanos Direitos, temos ao nosso lado Amazon Watch, Instituto Socioambiental-ISA, Floresta Faz a Diferença, Greenpeace, WWF-Brasil e International Rivers. Todo material que produzimos tem por base os dados dos parceiros acadêmicos de diversas instituições de pesquisa do país. Todos eles são integrantes do Painel de Especialistas que elaborou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de Belo Monte. Afinal, nossa missão é dar voz àqueles que se dedicam a estudar o impacto que as decisões de hoje terão no amanhã. (http://www.movimentogotadagua.com.br)

Texto da petição:

 Vossa Excelência Sra Presidente Dilma Rousseff

Exmo. Sr. Presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia PT/RS

Nós do Movimento Gota D’Água pedimos o vosso empenho e ação para evitar mais um desastre ambiental de proporções gigantescas:

  • • pedimos vossa atenção para ouvir os argumentos da população do Xingu, dos ambientalistas, técnicos e cientistas verdadeiramente empenhados em achar soluções para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

  • • pedimos o fim dos discursos ambientalistas de palanque e o avanço na direção de umadiscussão verdadeira em prol de políticas alternativas de geração de energia sustentável – capazes de gerar a energia necessária ao desenvolvimento do país, sem arruinar um ecossistema dessa magnitude

  • • pedimos a interrupção imediata das obras de Belo Monte e a abertura de um amplo debate, que convoque os brasileiros a refletir e a opinar sobre qual modelo de progresso estão dispostos a perseguir, cientes das conseqüências de suas escolhas. (http://www.movimentogotadagua.com.br/assinatura)

 

1 Comment

Leave a Reply