NO ALGARVE, PRÉMIO REGIONAL “MARIA VELEDA” por clara castilho

9349741_b7nUl

Voltemos a falar desta grande mulher,  agora a propósito de um  Prémio Regional «Maria Veleda» .

A notícia vem no Diário da República, 2.ª série — N.º 105 — 2 de junho de 2014, num Despacho da Direção Regional de Cultura do Algarve (.º 7117/2014),  que se propõe destacar e reconhecer a atividade cultural de personalidades algarvias, protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras na Região e, também, dar um contributo à medida «Mulheres criadoras de cultura», preconizada no V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Descriminação a decorrer no período 2014 -2017.

 maria veleda

 O Prémio enquadra projetos e atividades, conforme Regulamento anexo, que se destaquem:

a) No âmbito da cidadania e igualdade de género, ou do combate à exclusão social;

b) No combate à desertificação do interior da região;

c) Na educação pela arte;

d) Na valorização do património imaterial — preservação das tradições, memórias e identidade;

e) Na revitalização dos núcleos e edifícios históricos;

f) No desenvolvimento de projetos multidisciplinares, multiculturais e, ainda, projetos em rede.

O Prémio será concedido anualmente, à personalidade que seja protagonista de uma intervenção particularmente relevante na cultura do Algarve.

Qualquer pessoa ou instituição regional, pública ou privada, poderá enviar propostas de candidatura ao Prémio, para a Direção Regional de Cultura do Algarve — Rua Francisco Horta, n.º 9, 1.º D – 8000 -345 Faro.

As propostas deverão dar entrada até ao dia 20 /09/2014 e deverão ser apresentadas através do preenchimento do impresso à disposição dos proponentes na morada indicada no ponto anterior ou em www.cultalg.pt.

O prémio não pode deixar de ser atribuído nem pode ser dividido e é constituído por uma medalha comemorativa e uma dotação em dinheiro. Este ano, tem o valor de 5.000,00€, sujeito aos impostos legais em vigor à data de atribuição. Será entregue à personalidade galardoada, ou seu/sua representante, em cerimónia pública e solene.

Sobre Maria Veleda ver http://aviagemdosargonautas.net/2014/06/27/no-dia-27-de-junho-vai-falar-se-sobre-maria-veleda-na-biblioteca-ana-de-castro-osorio-por-clara-castilho/

 

Leave a Reply