DIA 19 – DA PRISÃO, PARA A INCLUSÃO, PASSANDO PELA MÚSICA por Clara Castilho

 

Será no sábado que 50 reclusos saem da prisão de Leiria para o Teatro Miguel Franco, pela mão do maestro Paulo Lameiro, e cantarão parte da ópera de Mozart Dom Giovanni, às 15 horas.

Música erudita é coisa que nunca tinha ouvido….e agora, vivem este projecto, desenvolvido numa parceria entre a Escola de Artes SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos), o Estabelecimento Prisional Regional de Leiria, a Escola de Dança Clara Leão, o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e o cofinanciamento da Fundação Caixa Agrícola e Câmara Municipal de Leiria.

_opera_na_prisao_4ce3d29273638

Pretende-se que, após cumprirem a pena, possam desenvolver as capacidades que descobriram noutros locais (com quem já estão a ser postos em contacto) e não voltarem a ter o mesmo percurso de marginalidade.

Os ensaios decorreram na vacaria e na adega, misturando-se os estilos deles conhecidos para chegar a Mozart.

Paulo Lameiro é  um homem que não para, aceita todos os desafios. Vê-lo “dar música” a bebés são momentos que se não esquecem…

 E porquê a escolha desta ópera e não de uma outra? É o maestro Paulo Lameiro que nos recorda que esta ópera de Mozart “trata da forma como a sociedade pune quem se porta mal, através de um enredo cheio de ambiguidade e ironia.

A acompanhar a música erudita, haverá um momento dedicado ao rap, com voz, letra e acompanhamento da responsabilidade dos reclusos.

 

Leave a Reply