A Palestina abandonada pela comunidade internacional – por Octopus

“Existe um apoio internacional muito forte à operação militar em Gaza”

 (Benjamim Nteanyahu, primeiro ministro de Israel)

Imagem1

Infelizmente, esta afirmação acaba por ser verdadeira dada a fraca condenação e silêncio da comunidade internacional perante os bombardeamentos e ataques terrestres à Palestina por parte de Israel. Ao pretender combater o Hamas, Israel está a matar numerosos civis inocentes e esta punição colectiva é considerada, pelo direito internacional, como um crime de guerra. A quarta convenção de Genebra, escrita em 1949, é relativa à protecção dos civis em período de guerra e nela está explicitamente escrito que “as punições colectivas são estritamente proibidas”.

ONU

A condenação dos ataque de Israel passou da dúvida à critica suave: “…temos dúvidas quanto ao facto de que estes ataque sejam conformes às leis humanitárias internacionais e às leis internacionais sobre os direitos humanos“.Mais tarde Ban Ki-Moon declara que “Israel deve fazer muito mais para proteger os civis palestinianos“.

USA

Obama passou de “…inquieto com o números crescente de mortos, dos quais o número crescente de civis palestinianos e da perda de soldados israelitas” (num comunicado da Casa Branca) a “Nos estamos a trabalhar na ideia de um cessar fogo” (John Kerry).

França

O presidente François Hollande nos primeiros dias dos bombardeamentos fez saber que “Cabe ao governo israelita tomar todas as medidas para proteger a sua população perante as ameaças“. Dias depois passou a um discurso mais moderado: “A única mensagem que devemos pronunciar, é a mensagem do dialogo, da contenção e da procura, tanto quanto possível, do apaziaguamento“.

União Europeia

Pediu para que Israel “assegure a segurança dos civis na faixa de Gaza” (!)

Rússia

Putin pediu por telefone a Netanyahou “a cessação urgente do confronto armado“, após ter declarado que “apoiava o direito de Israel a proteger os seus cidadãos” e que a Rússia era uma verdadeira amiga de Israel e do seu primeiro ministro.

Liga Árabe

Israel deve cessar imediatamente a agressão contra a faixa de Gaza e assegurar a protecção necessária da população civil da Palestina“.

América do Sul

Numerosos países dirigidos por partidos de esquerda condenaram Israel, com destaque para Venezuela, Cuba, Uruguai e Bolívia.

 

1 Comment

  1. … E o que diz a convenção de genebra sob a utilização de civis inocentes como escudos humanos? Porque é que as instituições internacionais, as legítimas, não condenam a actuação do hamas, organização terrorista, e que usa cobardemente os civis na faixa de gaza para acobertar as suas acções, cabecilhas e armamento?

Leave a Reply