GOSTA DO ANTIGO “A CANÇÃO DE LISBOA”? PODE VÊ-LO AO AR LIVRE, DIA 26, às 22 horas, EM SINTRA

Pois será na Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, em frente ao Centro Cultural Olga Cadaval, com entrada gratuita e sem plateia montada que poderá aproveitar esta festa na Praça. Para ficar mais confortável, convirá levar onde se sentar…

transferir (1)

Lembramos que foi o primeiro sonoro produzido em Portugal, em 1933, é uma longa-metragem realizada pelo arquiteto Cottinelli Telmo,  conta com a primeira participação directa, como colaborador num filme, do poeta José Gomes Ferreira e pode, ainda, ver-se  Manoel de Oliveira num breve papel, enquanto actor.

Todos se lembrarão do tema: “ O estudante de medicina Vasco Leitão (Vasco Santana) vive da mesada das tias “ricas” de Trás-os-Montes, que nunca vieram a Lisboa e acreditam que o sobrinho é um aluno exemplar. Mas Vasco prefere os arraiais, as cantigas populares e as mulheres bonitas às aulas e aos calhamaços da faculdade. O estudante é ainda tentado pela temperamental Alice (Beatriz Costa), filha do alfaiate Caetano (António Silva), que tudo faz para arranjar melhor partido para a filha.
Tudo se complica quando Vasco volta a chumbar o exame final de curso, ao mesmo tempo que recebe uma carta a anunciar a visita das tias.”

A Canção de Lisboa foi considerada a primeira e a mais famosa das “comédias à portuguesa”.

 

Ver:

http://www.ccolgacadaval.pt/

 

 

 

 

Leave a Reply