BRASIL – FESTA LITERÁRIA DE PARATY – 30.07 A 03.08 por Clara Castilho

livrolivros2

transferirA FLIP 2014 acontece entre 30 de Julho e 3 de Agosto. A programação principal da FLIP 2014 conta com 47 autores de 15 nacionalidades, a maioria em participação inédita. A edição homenageia Millôr Fernandes, que esteve entre os convidados da primeira edição da FLIP, em 2003, e traz duas novidades: o Show de Abertura, com a cantora Gal Costa, que é gratuito, assim como a transmissão ao vivo da programação principal no telão. Millôr Fernandes, durante quase uma década, entre os anos e 1964 a 1974 , teve uma página de humor semanal no jornal português Diário Popular.

 A Flip é realizada pela Associação Casa Azul, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada com o objetivo de contribuir para a resolução dos problemas de infraestrutura urbana de Paraty. Além de promover a literatura, potencializa transformações na cidade nas áreas de preservação do patrimônio, educação e infraestrutura urbana e constitui um veículo poderoso de mudanças profundas no modo pelo qual a população faz uso dos espaços públicos. Composta de uma conferência de abertura e cerca de 20 mesas que reúnem para uma conversa informal convidados dos mais variados horizontes (escritores, cineastas, quadrinistas, historiadores, jornalistas e artistas plásticos, entre outros), a programação principal da Flip é realizada na Tenda dos Autores que possui um auditório com cerca de 850 lugares. Todos os eventos contam com tradução simultânea e são transmitidos na Tenda do Telão, com capacidade para cerca de 1.400 pessoas, e ao vivo, pela internet.

Programação paralela e complementar à principal, a FlipMais ocorre na Casa da Cultura de Paraty e em outros locais da cidade. Definida pela curadoria da FLIP, esta programação promove pré-estreias e exibições de filmes, leituras de peças teatrais, exposições e debates.

Este ano, o escritor português  convidado para estar presente é Almeida Faria.

Ocorrem Oficinas Literárias entre 31 de Julho e 2 de Agosto de 2014.

Para as crianças, a “ Flipinha” é uma acção com significado social e educativo, que responde à missão da Casa Azul de actuar como pólo difusor de cultura e conhecimento. Envolvem os cerca de 13 mil alunos das escolas de Paraty e têm como sede a Biblioteca Casa Azul. A relação com professores da rede pública da cidade, os temas trabalhados em sala de aula e um levantamento dos autores mais lidos de seu acervo de 12 mil títulos norteiam a programação.

 Os tradutores também estão presentes, tendo sido escolhidos doze.

Tudo em: http://www2.brasilliterario.org.br/pt/home

 

 

Leave a Reply