CANTAR NÃO É SÓ PRIVILÉGIO DE ALGUNS BEM “APESSOADOS” COMO PROVA “MUNDO DE CONTRADIÇÕES” por clara castilho

9349741_b7nUl

Já foi em Maio, mas só há pouco soube do evento. Este tipo de notícias não aparece em grande plano. Nos vários canais de televisão, os concorrentes deste tipo de concurso são jovens, elegantes, bem vestidos e penteados…

Lembro-me de uma certa polémica em relação à letra da canção escolhida para representar o nosso país no célebre Festival Europeu da Canção. Não tinha pés nem cabeça e só falava de disparates!

Mas há um outro Festival Europeu da Canção. O das Pessoas com Deficiência Mental, que se realizou em Estocolmo, Suécia, no dia 2 de Maio.  Nele, Paulo Jesus, Pedro Falcão, Paulo Casal e Márcio Reis venceram o 1º prémio, conquistando o júri.

 IMG_47971

Estavam em representação da APCC — Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e Portugal e já tinham conquistado, em 20 de Outubro de 2012, o Festival Nacional da Canção para Pessoas com Deficiência, na Lousã. Estes concorrentes são acompanhados pelo Musicoterapeuta Paulo Jacob e apresentaram o tema “Mundo de Contradições”, com letra de um deles, Paulo Casal.

Foi a segunda vez que Portugal (representado pela APCC) venceu o Festival Europeu da Canção. Este é, aliás, o segundo título conquistado por Márcio Reis, pois em 2005, acompanhado por Rita Joana, sagrou-se vencedor, na Áustria, com o tema “Maior que o Mundo”.

São estes estímulos que ajudam a vencer num mundo onde ser diferente, seja de que modo for, é muito difícil. É preciso força e persistência. Neste caso, com a ajuda dos técnicos da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Para além dos jovens, também eles, estão de parabéns!

 

Leave a Reply