AMANHÃ, 4 DE SETEMBRO, A ORQUESTRA DE JAZZ DO HOT CLUBE, NO JARDIM DO ARCO CEGO DE “LISBOA NA RUA”

Lisboa_Rua_2014_Destaque1_01

É uma organização da EGEAC, que se prolongará até 20 de Setembro, sempre com entrada gratuita e de que iremos dando notícias. Considerando que Lisboa na Rua é a resposta da cidade à cidade-porta, à cidade-ponte, balançando entre muitos continentes, onde civilizações, milénios e memórias convergem numa pele de muitas camadas, o espaço público torna-se o meio natural e privilegiado da comunhão e fruição culturais.

Amanhã poderão assistir, as 19 h., no Jardim do Arco do Cego, a um espectáculo pela A Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal.

 Nova-imagem-Orq.-HCP-pb

Surgiu em 1991 reunindo alguns dos melhores músicos de jazz nacionais. Para além de inúmeras actuações por todo o país, podem-se destacar os concertos de inauguração da programação de jazz na Culturgest, tendo como solista o trompetista Freddie Hubbard, o concerto com Maria João e Mário Laginha no Jazz em Agosto da Fundação Calouste Gulbenkian e as colaborações com os históricos BennyGolson, Curtis Fuller e Eddie Henderson.

 Em 1999, no centenário de Duke Ellington, apresentou-se com os saxofonistas Mark Turner e John Ellis. Recriou as obras de Miles Davis/Gil Evans Porgy and Bess e Sketches of Spain, soba direcção do maestro Robert Sadin, tendo como solistas Tim Hagans e Tom Harrel.

Dirigida actualmente por Luís Cunha, a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, tem integrado no seu repertório variadíssimos compositores que vão desde contemporâneos, aos clássicos e históricos como Duke Elligton, Count Basie, Thad Jones, Bob Brookmeyer ou Charles Mingus.

O repertório para este concerto assenta em dois músicos/compositores de excelência, que fazem parte da história do jazz em particular, e da música em geral: Thad Jones e Charles Mingus.

 

Luís Cunha direcção
Johannes Krieger, Tomás Pimentel,
Gonçalo Marques, Diogo Pedro trompetes
Lars Arens, Xavier Ribeiro, Rúben da Luz,
Diogo Costa trombones
Jorge Reis, Paulo Gaspar, César Cardoso,
Daniel Vieira, Federico Pascucci saxofones
Óscar Graça piano
André Santos guitarra
António Quintino contrabaixo

 

Leave a Reply