TEATRO DO BAIRRO: “AS CONFISSÕES VERDADEIRAS DE UM TERRORISTA ALBINO, 2,3 e 4 DE SETEMBRO por Clara Castilho

O programa de Cultura Contemporânea, Futuro Próximo, dedicado à investigação e criação na Europa, em África, na América Latina e Caraíbas, tem levado a cabo diversas iniciativas, muitas delas nos últimos meses.

Já delas falámos, mas iremos continuar a anunciar mais algumas iniciativas.

 A peça de teatro As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino, com adaptação e encenação de Rogério de Carvalho, estreia mundial, pode ser apreciada durante três dias:

2 Set 2014 – 21:30 | 3 Set 2014 – 21:30 | 4 Set 2014 – 21:30 no Teatro do Bairro.

p_nuno_x_1

No livro “As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino”, Breyten Breytenbach escreve sobre as suas memórias do cárcere: a excruciante narrativa da sua viagem através da máquina infernal do sistema prisional sul-africano, com todo o seu cortejo de horrores, histórias inacreditáveis, figuras humanas.

É uma reflexão do prisioneiro isolado de todas as suas ligações com o mundo, que acaba por duvidar da realidade daquilo que vive. Um texto que é ao mesmo tempo um testemunho dramático e uma obra literária de grande qualidade poética.

 Diz Rogério de Carvalho:

«Como dizer este texto de Breytenbach? Como manifestar a carga poética que o livro transporta? Que tipo de realidade dramática se pode construir? Exclamativa (tragédia)? Narrativa? Afirmativa? A questão do Teatro como Arte tem sido sempre encontrar os meios justos para dizer e traduzir o que vivemos: o que tem lugar não se pode dizer com a língua que se fala vulgarmente – é necessário encontrar outras modalidades de palavras para dizer o que nos acontece coletivamente. E esta é a razão fundamental para a escolha de “As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino” de Breyten Breytenbach.»

Produção: Teatro GRIOT e Programa Gulbenkian Próximo Futuro.

 

 

Leave a Reply