CASA DA ACHADA – OFICINA de GRAVURA a partir de MÁRIO DIONÍSIO, O DRAMA DE VICENTE VAN GOGH, CINEMA AO AR LIVRE com PARIS MANGE SON PAIN e PARIS VISTO POR…

Microsoft Word - 7- 8 -SET 14 MD pintura abstracta_Painel 1

Neste mês vamos trabalhar, de muitas maneiras diferentes, à volta da pintura de Mário Dionísio. Nesta 1ª sessão, domingo, dia 7, vamos fazer gravura com Carla Mota.

Restante programa:
14 SetembroEscrita com Filomena Marona Beja
21 Setembro Técnica mista com Felisbela Fonseca

Para todos a partir dos 8 anos.

18h30 – Leitura comentada, com projecção de imagens, de O drama de Vicente van Gogh de Mário Dionísio. Quem lê é Lena Bragança Gil.

21h30 – Projecção, ao ar livre, de Paris mange son pain(1958, 17 min.) de Pierre Prévert e de Paris visto por… (1965, 95 min., em Paris) de Chabrol, Godard, Rohmer, Rouch, Douchet, Pollet. Quem apresenta é António Rodrigues.

HÁ TAMBÉM MAIS COISAS PARA VER E LER DURANTE O HORÁRIO DE ABERTURA (2ª, 5ª e 6ª das 15h às 20h, sábados e domingos das 11h às 18h):

  • EXPOSIÇÃO «MÁRIO DIONÍSIO – PINTURA A PARTIR DE 1974»
    Exposição, até ao dia 22 de Setembro, de dezenas de obras de Mário Dionísio que mostra o seu percurso como pintor abstracto, entre 1974 e 1993.
  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc…
    A Mediateca da Achada está em fase de catalogação. Para já, começam por estar disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
    E agora vamos ter pólos da Biblioteca aqui no bairro. Já podem visitar e ler livros no pólo do restaurante Alcaide, na Rua de São Cristóvão, e no pólo do Posto de Atendimento de São Nicolau da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, na Rua da Prata.
  • LIVROS LIVRES
    No terreno em frente à Casa da Achada, desde que não chova, é só entrar, escolher, sentar-se um pedacinho ou a tarde inteira a folhear ou a ler. Para continuar, levar o livro começado ou a começar, e era bem bom deixar outro para o próximo que vier. Hoje mesmo ou amanhã.

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER AJUDAR A CASA DA ACHADA:

Leave a Reply