EXPOSIÇÃO DA ONU EM LISBOA- “TOO YOUNG TO WED”, NA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, ATÉ DIA 15 DE SETEMBRO por Clara Castilho

Esta exposição estará patente até dia 15 de Setembro, no Átrio Central do Edifício Sede da CGD, com o apoio da Caixa, através da P&D Factor – Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento – no âmbito da Campanha Continuamos à Espera com as associações Corações com Coroa, AJPAS e Oikos, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

image-7-red

Esta exposição integra trabalhos das fotógrafas Stephanie Sinclair e Jessica Dimmock, mais de 30 fotografias e infografias organizadas em 5 áreas temáticas: Expetativas da Comunidade, Viagens, Saúde Materna, Violência e saúde mental, Esperança e Educação.

A exposição Too Young to Wed, sobre os casamentos infantis, precoces e forçados, visa contribuir para o aumento da consciencialização sobre a temática dos casamentos infantis, apoiar as raparigas já casadas, desencorajar e eliminar esta prática e salvar cerca de 142 milhões de outras raparigas de igual destino.

É preciso fazer mais, é possível fazer melhor para impedir que, por dia, 39.000 meninas em idade de brincar e ir à escola, sejam noivas e casem.

Casadas ou não-casadas, todas as raparigas são dotadas de direitos humanos: todas nascem iguais, mas nem todas têm oportunidades iguais. Este é o desafio apoiar: os esforços para uma mudança positiva de padrões socioculturais e comportamentos onde todas as meninas e mulheres possam também escolher quando e com quem casar e constituir as suas famílias.

Website: http://tooyoungtowed.org/
Youtube: http://youtu.be/7c_zppPutQw

Este assunto já foi, por mim aqui abordado, por diversas vezes, de que ressalto:

http://aviagemdosargonautas.net/2012/10/16/porque-um-dia-internacional-da-menina-por-clara-castilho/
http://aviagemdosargonautas.net/2013/06/07/casamento-infantil-roubo-do-direito-a-infancia-por-clara-castilho/
http://aviagemdosargonautas.net/2013/10/08/terceira-conferencia-global-sobre-o-trabalho-infantil-em-brasilia-por-clara-castilho/

http://aviagemdosargonautas.net/2014/04/03/o-lobolo-do-teatro-haya-haya-aborda-o-casamento-forcado-de-jovens-mocambicanas-por-clara-castilho/

 

 

Leave a Reply