RECITAL DE PIANO, DIA 10 de SETEMBRO, 18:30, PALÁCIO FOZ

Poderá assistir a um recital de canto e piano, no dia 10 de Setembro, às 18:00, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz,  por Tomohiro Hata.

 Tomohiro Hata

Tomohiro Hata,  Nascido em 1986, Tomohiro Hatta começou os seus estudos  musicais aos cinco anos de idade com M. Endo. Em 2005 ruma a Paris e continua o seu percurso musical na École Normale de Musique de Paris. No ano seguinte obtém o Diplôme d’Exécution de Piano, por unanimidade e com felicitações do júri. Em 2007, recebe o Diplôme Supérieur d’Exécution. Ingressa depois no Conservatoire National de Région de Paris, na classe de Billy Eidi, terminando o curso três anos mais tarde com a mais elevada classificação, por unanimidade. Obteve o diploma de Aperfeiçoamento em Música de Câmara pelo Conservatório de Genevilliers. Realizou também um mestrado na ESART (Castelo Branco, Portugal), sob a orientação de Paulo Álvares.

Trabalhou ainda com Paul Badura-Skoda, Caio Pagano, Sergei Markarov e France Clidat. Apresentou-se, em 2003, na prestigiada sala Dvorák Rudolfinum, e foi então convidado para tocar o 3º concerto de Beethoven com a Orquestra Klassika de S. Petersburgo. Em 2006, como mais jovem candidato, foi semi-finalista no Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto. Em 2009, foi semi-finalista do concurso Long-Thibaud (Paris) e um ano depois recebeu o primeiro prémio no Concurso Internacional de Piano Maria Campina (Portugal) e o segundo prémio no Concurso Internacional Alexander Scriabin. Participou nos concertos “Midi et demi” e “Animato” da Salle Cortot. Tocou nalgumas das mais prestigiadas salas em França e ainda na série de concertos “Bon anniversaire Monsieur Chopin”, transmitida pela televisão France 3, na Salle Pleyel. Acompanhou Christophe Boulier (violinista vencedor do concurso Long-Thibaud) em Paris e Mezin. A 30 de dezembro de 2009, em Lisboa, deu início às festividades do 200º Aniversário de Chopin em direto para a Antena 2. A par da sua carreira como solista, atua em duo com o pianista português Ricardo Vieira. Tomohiro Hatta foi recentemente convidado a orientar a classe de  piano dos Conservatórios de Música de Coudray-Montceaux e de Vauréal, em França.

Irá tocar duas obras do músico português Alfredo Keil (1850-1907) – Impressions poétiques e Douze mélodies.

 

 

 

Leave a Reply