XXVII SEMINÁRIO “PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO SOCIAL – TEORIAS E PRÁTICAS”, DIAS 17,18 E 19 de SETEMBRO, NO PORTO

A Sociedade Ibero americana de Pedagogia Social – SIPS, em colaboração com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, organiza Interuniversitário de Pedagogia Social denominado o XXVII Seminário “Pedagogia / Educação Social – Teorias & Práticas. Espaços de investigação, formação e acção”, que decorrerá na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto nos dias 17, 18 e 19 de Setembro de 2014.

ese(11)
Este encontro pretende ser um espaço de debate e de reflexão sobre a formação, a investigação e a praxis da Pedagogia Social. Será dada prioridade ao diálogo e à interface entre a teoria e a prática, ou à teoria da prática para a prática, na expressão de Nohl, de modo a concretizar uma dupla dimensão de trabalho: como pensar e como fazer a Pedagogia / Educação Social.

A participação dos/as investigadores/as, dos/as educadores/as e dos/as trabalhadores/as sociais na concepção, implementação, divulgação e avaliação de projectos socioeducativos, constitui o eixo principal do encontro, que é transversal às quatro linhas temáticas em que se subdivide o tema principal. A estrutura adotada replica a que foi desenvolvida nos últimos Seminários Interuniversitários, combinando conferências plenárias e grupos de trabalho.

O Seminário pretende ser um local de partilha, reflexão e produção de conhecimento e de referentes teóricos que perspetivem e orientem a transformação, na prática, da realidade social. A importância da mobilização do saber acentua-se no atual contexto de crise, em que muitos vivem, de modo a orientar, refletir e questionar as políticas e as práticas, reivindicando-lhe novos sentidos, metodologias e finalidades.

Mais informações em : http://sips2014.ese.ipp.pt/index2.html

Leave a Reply