NESTE DIA… Nasceram pessoas excepcionais. Tais como Antonioni e Samora Machel

nestedia3

O que têm de comum Michelangelo Antonioni e Samora Machel, para além de terem sido dois grandes protagonistas, embora em palcos diferentes, do século XX – o que os relaciona é o facto de ambos terem nascido em 29 de Setembro – Antonioni em 1912, Samora Machel em 1933.

O grande realizador italiano nasceu na cidade de Ferrara (morreu em Roma no dia 30 de Julho de 2007). O seu primeiro grande sucesso foi uma trilogia sobre a alienação – L’avventura (1960), La notte (1961) e L’eclisse (1962). Em 1964 realizou oImagem1 seu primeiro filme colorido, Il deserto rosso que, abordando também o conceito da alienação, se junta aos três filmes anteriores, formando uma tetralogia. Nos quatro filmes, actua como figura principal a actriz Monica Vitti, desempenhando papéis de mulheres, divididas entre comportamento convencional e uma filosofia de vanguarda, lutam para se ajustar ao novo paradigma. Monica Vitti é um ícone neste primeiro ciclo de Antonioni. Em 1966 surge o seu primeiro filme em inglês, Blowup), um grande sucesso, tal como os anteriores. Saltando uma série de obras menos consguidas, encontramos em 1975 um, quanto a nós, excelente The Passenger, com Jack Nicholson no papel principal. Apesar de limitado por um acidente vascular-cerebral que o deixou paralítico e quase sem poder falar, ainda realizou Além das Nuvens em 1995 e Eros em 2004.Em 1995, a Academia de Hollywood atribuiu-lhe um Oscar  pelo conjunto da sua obra.

Samora Moisés Machel, nasceu em Chilembene, Gaza, neste dia 29 de Setembro, em 1933. Líder histórico e carismático do Partido Frelimo, conduziu a Guerra da independência  de Moçambique, vindo a ser o primeiro presidente, de 1975 a 1986. Conhecido como “Pai da Nação”, morreu quando o avião em que de regresso a Maputo, em viagem de Estado, se despenhou, levantando suspeitas (nunca confirmadas) de sabotagem. Porém, melhor do que dissertar sobre Samora Machel, é escutá-lo. «A luta continua»- lá, aqui, em toda a parte…

 

 

Leave a Reply