NESTE DIA… NASCEU, PELA MÃO DE QUINO, MAFALDA A HEROINA “ENRAIVECIDA”

nestedia1

O dia de hoje é anunciado como sendo os 50 anos da Mafalda do cartoonista Quino. E é-o porque foi a data escolhida pelo seu autor. A imagem desta menina que diz tudo o que lhe vem à cabeça, questiona tudo e todos, surgiu em 1963 para uma campanha publicitária. Só mais tarde começou a aparecer no semanário argentino “Primeira Plana”. E foi pavio incendiário que correu mundo, até à China e Japão!

 quino

Quino é o nome artístico de Joaquín Salvador Lavado, que nasceu em 1932 em Mendoza, Argentina. Exilado em Milão, em 1976, para não sofrer as consequências das críticas à ditadura militar, depois entre Madrid e Buenos Aires.

Umberto Eco disse em “Mafalda ou A Recusa”, de 1969: Mafalda é uma heroína “enraivecida” que recusa o mundo tal qual ele é. (…) Já que nossos filhos vão se tornar –por escolha nossa– outras tantas Mafaldas, será prudente tratarmos Mafalda com o respeito que merece um personagem real.”

 A UNICEF, em 1977, adoptou Mafalda para ilustrar e comentar a Declaração dos Direitos da Criança!

Mafalda parou no tempo em 1973. Mas os livros com os seus desenhos e comentários continuam a ser lidos e os seus ditos bem actuais. Mafalda já tem uma estátua em San Telmo.

 

Leave a Reply