OS 40 ANOS DO TEATRO “O BANDO”, DE 1 A 26 DE OUTUBRO EM PALMELA

O Teatro O Bando comemora está a comemorar 40 anos. E traz-nos o grande espectáculo QUARENTENA  em que estão em cena  24 actores e 16 músicos, um conjunto de 40 personagens que reflecte as palavras de 40 escritores.

 quarentena

Os autores lançam o desafio: chegar à palavra através do silêncio!

 Apresentam assim a peça:

 “Atenção. A realidade tem vindo a aumentar. Várias pessoas têm sido contaminadas com o síndrome de realite e há registos de certas individualidades com realite crónica, ou realitose, dos quais já só se pode esperar o pior. Os mais alarmistas falam mesmo numa epidemia. Quem está doente fica incoerente. Ninguém está imune. Atenção. A realite avança. Toda a imaginação está a ser tomada como um acto de resistência. É necessário treinar as ideias e os pensamentos. É necessário procurar um Grande Encontro. É necessário caminhar numa direcção impossível.

Atenção. Levem convosco todos os sentimentos clandestinos. Levem os vossos livros e tudo o mais cuja matéria seja semelhante à dos sonhos. Sobretudo não se esqueçam das palavras. Levem as palavras nas mãos, levem as palavras no olhar, lembrem-se de que nem só na boca vivem as palavras. Lembrem-se que as palavras não são todas transparentes e que podem conter um gesto incendiado, um tremor, uma maré. Atenção. Inventem as vossas palavras. E inventem também o silêncio. O silêncio que nos afasta e nos aproxima. O silêncio das incertezas, das interrogações, dos gritos. O silêncio da agitação.

Atenção. No nosso silêncio estamos de QUARENTENA.

E de tantos silêncios está a construir-se uma palavra.”

Leave a Reply