OBAMA VISTO DO INTERIOR. OBAMA FACE À EVOLUÇÃO DA REPARTIÇÃO DO RENDIMENTO – 2ª PARTE – A SOBREVIVÊNCIA DOS MAIS RICOS

02

Selecção, tradução e introdução por Júlio Marques Mota

Map_of_USA_with_state_names_svg

Obama visto do interior, Obama face à evolução da repartição do rendimento

2ª Parte –  A sobrevivência dos mais  ricos 

Parte IV

(CONTINUAÇÃO)

Na mesma linha dos trabalhos publicados por Mother Jones  e retomando os trabalhos de Pavlina Tcherneva,  o Social Europe Journal,  a 29 de Setembro,  apresentava o seguinte trabalho de Henning Meyer, abaixo reproduzido.

Se quer ver um gráfico sobre a desigualdade, então veja este:

Henning Meyer, If You Look At One Graph About Inequality Look At This!

// //

.vision-icon-box {border: 1px solid #EEE;}

Pode-se ter ouvido muito sobre relatórios recentes que nos indicam que a desigualdade global está a diminuir à escala planetária. Este é um exemplo bem exemplificativo de como organizar uma comparação de acordo com o resultado que se gostaria de obter. Sim, a desigualdade entre países diminuiu mas a comparação a mais importante que se possa fazer é ver o que está a acontecer quanto à desigualdade dentro de cada país tanto quanto isto nos indica de que como o sistema de distribuição, que está sob controle político directo, funciona. E se olharmos para este isso pode-se ver e de imediato a reacção é abanar a cabeça, de incredulidade.

Pavlina Tcherneva reuniu dois gráficos da sua investigação que foram também publicados por Vox.com. Os gráficos respondem a uma simples questão: quem é que tem ganho e, neste caso, que parcela do rendimento nacional nos diferentes momentos do tempo? Está aqui a resposta para os E.U.:

Obama -interior - XXI

Há aqui qualquer coisa de fundamentalmente errado com esta distribuição do rendimento? E isto acontece apenas nos Estados Unidos? Não, veja-se a situação para Suécia :

 Obama -interior - XXII

Há aqui qualquer coisa que está seriamente errada! Se queremos um gráfico que nos diz tudo o que é preciso saber sobre a desigualdade na repartição do rendimento olhe-se então para quem é que se apropria dos ganhos do crescimento económico.

Henning Meyer, If You Look At One Graph About Inequality Look At This! Social Europe Journal, 29 de Setembro de 2014

About Henning Meyer

Henning Meyer is Editor of Social Europe Journal and a Research Associate of the Public Policy Group at the London School of Economics and Political Science. He frequently writes opinion editorials for international newspapers such as The Guardian, DIE ZEIT, The New York Times and El Pais and comments regularly on TV news channels.

______

Ver o original em:

http://www.social-europe.eu/2014/09/look-one-graph-inequality-look/

________

Para ver a Parte III deste trabalho “A Sobrevivência dos Mais Ricos”, publicada ontem em A Viagem dos Argonautas, vá a:

http://aviagemdosargonautas.net/2014/10/04/obama-visto-do-interior-obama-face-a-evolucao-da-reparticao-do-rendimento-2a-parte-a-sobrevivencia-dos-mais-ricos-3/

 

Leave a Reply