OBAMA VISTO DO INTERIOR. OBAMA FACE À EVOLUÇÃO DA REPARTIÇÃO DO RENDIMENTO – IIIª PARTE – BEM VINDOS AO MUNDO DOS OLIGARCAS – BEM-VINDOS À OLIGARQUIA – OS ESTADOS UNIDOS ESTÃO A FRENTE NO MUNDO DESENVOLVIDO QUANTO À IMPORTÂNCIA DOS EMPREGOS DE BAIXOS SALÁRIOS

02

Selecção, tradução e introdução por Júlio Marques Mota

Map_of_USA_with_state_names_svg

Obama visto do interior, Obama face à evolução da repartição do rendimento

IIIª Parte Bem vindos ao mundo dos oligarcas

 

Bem-vindos à oligarquia – Os Estados Unidos estão a frente no mundo desenvolvido  quanto à importância dos  empregos de baixos salários

 

Mike Krieger of Liberty Blitzkrieg blog, Welcome To The Oligarchy – US Leads The Developed World In Low Wage Jobs

Liberty Blitzkrieg, 22 de Setembro de 2014

Numa aparente tentativa de aconselhar os investidores sobre como eles podem tirar proveito da transformação da América numa  oligarquia neo-feudal um relatório de pesquisa de 50 páginas, produzido por Morgan Stanley, mostra-nos  alguns gráficos muito interessantes… Nós iremos partilhar  muitos  deles  nos próximos dias mas nada é mais expressivo  e deprimente do que aquele  gráfico que mostra como os EUA lideram  o mundo desenvolvido quanto à sua taxa de   empregos de baixos salários…

Obama - interior - XXIII

Claro, isto não deve aparecer  como uma  surpresa para os leitores. Eu analisei a questão da morte da classe média dos Estados Unidos durante  muitos anos, mas sobretudo no texto do verão passado: How Does America’s Middle Class Rank Globally? #27.

Como a classe média tem sido  destruída, e os pobres temporariamente acalmados  por vários  subsídios governamentais,  a oligarquia teve roda livre para roubar e expandir a sua riqueza a  um ritmo vertiginoso. O  Federal Reserve alimentou o mercado bolsista  o que  tem sido uma ferramenta-chave no processo de manter calados os  1%, como demonstra o gráfico abaixo:

Obama - interior - XXIV

Como pessoalmente não poderei dizer  que o que o gráfico mostra seja  para mim uma surpresa,  pelo menos parece seguramente  confirmar a minha ideia  sobre o tema   de que o mercado  bolsista  é pura e simplesmente: Food Stamps for the 1%.

A  política americana está sobretudo a manter calmos e confundidos  os 99,9%, enquanto  os oligarcas  saqueiam a nação. Infelizmente, essa estratégia está  a funcionar … por agora!

http://libertyblitzkrieg.com/2014/09/22/welcome-to-the-oligarchy-united-states-leads-the-developed-world-in-share-of-low-wage-jobs/

Leave a Reply