NESTE DIA… 9 de OUTUBRO de 1907, NASCEU JACQUES TATI

Neste dia... - João - II

Obrigado a Callash e à Wikipedia
Obrigado a Callash e à Wikipedia

Jacques Tatischeff nasceu em Le Pecq, Yvelines, Seine-et-Oise, de ascendência russa, pelo lado do pai, italiana e holandesa pelo lado da mãe. Na escola não foi um aluno brilhante, interessando-se sobretudo por desporto. Aos 16 anos foi trabalhar com o avô materno, holandês, que tinha sido amigo de Van Gogh, e que emoldurava quadros em Paris. Continuou com o seu interesse pelo desporto, praticando rugby, desporto em que chegou a ser semiprofissional, numa equipa cujo capitão era o futuro demógrafo, antropólogo e historiador económico Alfred Sauvy. Também aí conheceu Tristan Bernard, e outras personalidades ligadas ao mundo da arte. Começou a dedicar-se ao music-hall, e a participar em curtas-metragens cómicas, entre 1931 e 1945. Começou assim uma carreira de actor, argumentista e realizador.

Jacques Tati, na sua carreira foi sem dúvida muito influenciado pelos grandes cómicos do cinema mudo, como Chaplin, Harold Lloyd e Buster Keaton, sobretudo este último. Analisando com grande pormenor as situações mais normais da vida, conseguiu mostrar os problemas caricatos e as dificuldades inesperadas que nos afectam e mesmo nos afligem no dia a dia, dando particular relevo ao frenesim  da vida moderna e à profusão de tecnologias com que nos deparamos a toda a hora.  No music-hall criou as Impressions Sportives, um espectáculo de mímica, misto de desporto e de bailado, que teve grande êxito, e esteve em cena até aos anos 40. Ao longo da sua carreira, participou em várias curtas-metragens, a primeira das quais foi Oscar, champion de tennis (1932), como actor. A primeira curta-metragem que dirigiu foi Gai dimanche, em 1935. O segundo link abaixo mostra-nos um anúncio de Soigne ton gauche, de 1936, em que participou como actor, sob a direcção de René Clément. A primeira longa-metragem dirigida por Tati foi Jour de Fête (1949), a que se seguiram As Férias do Sr. Hulot (1953), O Meu Tio (1958), Play Time (1967), Trafic (1971) e Parade (1974). Ainda dirigiu a curta-metragem Forza Bastia em 1978.

Jacques Tati faleceu em 5 de Novembro de 1982 em Paris, deixando numerosos projectos por acabar. Recomendamos aos nossos leitores que cliquem nos links em baixo, e nomeadamente que vejam o vídeo, um sketch de O Meu Tio.

http://www.yellowkorner.com/artistes/318/jacques-tati.aspx

http://www.aveleyman.com/FilmCredit.aspx?FilmID=30143

http://www.tativille.com/

http://sensesofcinema.com/2002/great-directors/tati/

1 Comment

  1. Obrigada, João Machado, pela homenagem ao adorável Jacques Tati, que tanto nos divertiu e encantou no século passado. Seu cinema exalava ternura, bondade, além da Graça, em vários sentidos,
    abraço,
    Rachel Gutiérrez

Leave a Reply