DE NOVO A UTILIZAÇÃO DA INTERNET PELAS CRIANÇAS: RISCOS E BENEFÍCOS por clara castilho

9349741_b7nUl

Da Newsletter da EU Kids Online do mês de Novembro, as principais conclusões:

Quanto mais as crianças usam a internet, mais capacidades na área digital ganham, e mais oportunidades terão de conseguirem alguns benefícios.imagesCA2N8DH4

Nem todas os resultados do uso da internet são benéficos: a hipótese de ser benéfico depende da sua idade, género e status socio-económico, da forma como os seus pais as apoiam.

Tudo isto está relacionado com os riscos online. Quanto mais a usam, maiores os ricos de danos. Assim, ao aumento do uso da internet deverá corresponder maiores esforços para prevenir os riscos.

Nem todos os riscos se traduzem em prejuízo: é preciso contar com a resiliência das crianças e capacidade de lidar com o que acontece na internet.

Também é importante o papel desempenhado pelos pais, pela escola e pelos pares e na regulação nacional e valores culturais, assim como do sistema educativo.

É preciso ter atenção no que diz respeito ao temas violentos, agressivos, se bem que estes chamem menos a atenção dos que se referem a matérias sexuais.

Ficam mais perturbadas com os assuntos reais do que com a violência ficcionada, assim como a violência dirigida a crianças e animais.

As crianças que se preocupam mais com os riscos online situam-se entre os 9 e os 12 anos.

Como foi frisado atrás, muito depende da atitude dos pais. Aqui fica um exemplo engraçado, sobre uma situação à mesa da refeição. Diz respeito ao uso do telemóvel que, hoje em dia, também tem internet. Mas é sobretudo sobre respeito e comunicação. Nem sempre é preciso ser autoritário. A utilização do humor é sempre uma boa alternativa!

 

Leave a Reply