A BARRACA – ENCONTRO IMAGINÁRIO N.º 83 – HÉLDER COSTA, com CÂNDIDO OLIVEIRA, ANTÓNIO ALEIXO e o JUIZ VEIGA + 2.ª parte, com FRANCISCO FANHAIS – ATENÇÃO!!! – É HOJE! 17 de NOVEMBRO, às 21.30

Encontro Imaginário - 17 de Novembro de 2014

Cândido de Oliveira foi um jogador e treinador de futebol e jornalista desportivo português. Foi capitão da seleção nacional no seu  primeiro jogo, em 1921. Como treinador, foi seleccionador nacional e técnico do Sporting Clube de Portugal. Pela sua atividade contra o regime do Estado Novo foi enviado para o campo de concentração do Tarrafal onde esteve entre 1942 e 1944Fernando Correia, jornalista e comentador  desportivo de reconhecidos méritos, irá interpretar esta figura de lendário prestígio.

Em 1945, fundou, com António Ribeiro dos Reis, o jornal A Bola, no qual colaboraria até à sua morte.

António Aleixo foi um poeta popular português  famoso pela sua ironia e pela crítica social sempre presente nos seus versos. Apesar de  ter sido simples, humilde e semi-analfabeto deixou como legado uma obra poética singular no panorama literário português da primeira metade do século XX. Francisco Fanhais, celebrado cantautor anti-fascista, militante progressista e presidente da Associação José Afonso será o seu interprete.

António Marques, consultor do Desenvolvimento de Regiões e um tradicional e activo militante pela libertação dos povos da América Latina, irá revelar –nos a famigerada figura do Juíz Veiga  que Aquilino Ribeiro  descreveu assim : “(…) o célebre Juiz Veiga, o grande papão dos republicanos, o terror dos anarquistas, o alcoviteiro do rei, a divindade colérica e tutelar que pairava sobre a Monarquia e as instituições, armada de tridente e coriscos.” (Aquilino Ribeiro, Um Escritor confessa-se. Memórias).

                                        2ª PARTE

Canções com Francisco Fanhais

Encontro Imaginário - 17 de Novembro de 2014 - II

Leave a Reply