NESTE DIA… 26 de NOVEMBRO de 1922, nasceu CHARLIE BROWN, perdão… CHARLES SCHULZ.

Neste dia... - João - II

Charles Schulz em 1993
Charles Schulz em 1993 

Charles Monroe Schulz nasceu no Minnesota, filho de imigrantes, o pai alemão e a mãe norueguesa. Desde criança  que se interessou por banda desenhada, e desejou ser cartoonista. Começou a praticar desenhando inúmeras vezes o Popeye. Combateu na Segunda Guerra Mundial e foi professor de artes. As primeiras publicações dos seus cartoons, Li’l Folks, ocorreram em 1947, nos jornais da sua terra, Minneapolis Tribune e St. Paul’s Pioneer Press. Os personagens aí incluídos já prenunciam Charlie Brown, Snoopy e Schroeder, que haveriam de integrar a sua obra mais famosa, Peanuts. Esta foi publicada pela primeira vez em 2 de Outubro de 1959, em sete jornais diferentes. Chegou a ser publicada simultaneamente em 2600 jornais, 75 países e 21 línguas. Charles Schulz desenhou-a até 1999, pouco antes de morrer. Ao longo da sua fez outros trabalhos, mas apenas episodicamente, devido à concentração a que era obrigado devido à popularidade de Peanuts. Nunca quis ajuda para desenhar a sua obra. Dizia que pedir a alguém para o ajudar nesse trabalho, seria como um jogador de golf pedir a outrem para dar uma tacada por ele. Isso não obstou a que a sua influência sobre outros cartoonistas fosse enorme, como foi o caso de Bill Watterson (Calvin and Hobbes).

Snoopy, às de aviação na Primeira Guerra Mundial
Snoopy, às de aviação na Primeira Guerra Mundial

No seu trabalho, Schulz terá reflectido a solidão da sua infância e as suas relações familiares. Ser cartoonista foi o que sempre desejou Em pequeno tinha a alcunha de Sparky, um cavalo que aparecia na banda desenhada Barney Strip, e tinha um cão chamado Spike, que seria recordado em Peanuts como irmão de Snoopy. Charlie Brown é um alter ego do seu autor. A intensa vida interior e as aspirações e sonhos de Snoopy reproduzem as do seu autor, de uma forma sarcástica. Os restantes personagens, Lucy, Patty, Sally, Schroeder, Linus e até o pássaro Woodstock foram inspirados nos seus próximos e na sua vida.

Charles Schulz morreu em 12 de Fevereiro de 2000, devido a um cancro à às complicações subsequentes. A quem quiser conhecer mais sobre ele e a sua obra sugerimos que vá aos links seguintes:

 

http://www.nytimes.com/library/arts/021400obit-c-schulz.html

http://schulzmuseum.org/

http://www.theguardian.com/books/2008/oct/11/peanuts-matt-groening-jonathan-franzen

Agradecemos à Wikipedia as imagens utilizadas.

Leave a Reply