NOVIDADES DE FEVEREIRO

ESTAMOS ENTRE OS DEZ PRIMEIROS 

a viagemUma permanente renovação é fundamental no funcionamento de um blogue como o nosso – numa equipa de 80 pessoas, assegurando a publicação diária de 20 a 25 posts, há que fazer uma cuidadosa gestão de recursos, resolver imprevistos, solucionar problemas, estar atentos ao agendamento – enfim, manter de pé este complexo edifício virtual. Nestes últimos dias, temos tido um excepcional afluxo de visualizações. Com uma média habitual de 1500/2000 leituras por dia, passámos para índices inusitados que, em 21 de Janeiro, quase atingiu as 34 mil visitas. No Blogómetro, onde se regista diariamente as médias de visitas e de visualizações de cerca de 1500 blogues portugueses, saltámos de posições que raramente desceram do 50º lugar, para o top ten, chegando a ocupar o 5º lugar neste ranking nacional – foi no dia 28 de Janeiro. Hoje estamos no 9º lugar. Não temos como objectivo estar entre os mais visitados – no entanto, não podemos deixar de registar esta subida que, não se manterá nestes níveis, mas que obtivemos sem concessões ao futebol, à pornografia ou à baixa política.

O DIA DO PORTO (e outras edições especiais)

Encerrámos Janeiro com chave de ouro – sob a direcção do argonauta José Magalhães, o DIA DO PORTO, simbolicamentediadoporto agendado para 31 de Janeiro, foi, como aliás tinha sido em 2014, um êxito muito grande – reunindo um valioso conjunto de colaborações, obteve-se os mais elevados resultados atingidos em edições especiais. Para 2015, estão previstas algumas destas edições – em 27 de Março o DIA DO TEATRO, em 25 de Abril o DIA DA REVOLUÇÃO, em 17 de Maio o DIA DA GALIZA, em 5 de Outubro o DIA DE LISBOA. Além destas edições especiais já asseguradas, estamos a tentar organizar um DIA DE CABO VERDE (em 5 de Julho) e um DIA DA CATALUNHA em data a fixar. O DIA DO BRASIL é outra edição que pensamos ser possível para este ano.

NOVAS RUBRICAS

Imagem1Sinais de Fogo é  uma rubrica prevista para os Domingos às 20 horas. O seu autor, Soares Novais, um jornalista experiente e prestigiado, com pequenos apontamentos sobre temas de actualidade, irá expondo os indícios preocupantes de um incêndio que parece iminente numa sociedade que esquece todos os princípios de respeito pelo equilíbrio ecológico e pelo sentido ético que devia caracterizar a espécie. O título constitui uma homenagem óbvia ao escritor e humanista Jorge de Sena. Luís Rocha continuará a sua Revista da Semana, rubrica cujo aparecimento foi particularmente saudado com comentários e mensagens dos leitores. A Poesia ao Amanhecer, com escolhas de Manuel Simões e ilustrações de Dorindo Carvalho, iniciará uma nova série. A Agenda Musical, conduzida pela Lídia Maria Rocha, irá paulatinamente passando da sua fase experimental a uma fórmula sustentada. Palavras para Meditar, com frases de grandes escritores e humanistas, escolhidas e comentadas por Carlos Loures e ilutradas com retratos inéditos de Dorindo Carvalho, continuarão nas manhãs de sábado. Outras rubricas, como A Ideia, de António Cândido Franco, voltarão a ser publicadas com regularidade.

UM MILHÃO

Desde que, em Agosto de 2012, passámos para a actual plataforma, ultrapassámos o milhão de visualizações – foi na sexta-feira, dia 30 de Janeiro. Como os milionários costumam dizer – o que custa é o primeiro milhão…

 

 

 

 

 

 

1 Comment

Leave a Reply