PARA QUE O MONTIJO SEJA UMA CIDADE DE EXCELÊNCIA TODOS TEMOS QUE COLOCAR O LIXO DENTRO DOS DEPÓSITOS – de JOSÉ BASTOS

MTJ

 

Para que o Montijo seja uma cidade de excelência todos temos que colocar o lixo dentro dos depósitos.

 

Os moloks (depósitos de lixo), são uma boa ideia, mas não têm melhores resultados, porque existem muitos munícipes que em vez de colocarem os sacos do lixo dentro do depósito, colocam-nos no chão em sua volta, mesmo quando o molok ainda não está cheio ou está mesmo vazio.

Os moloks especialmente os maiores têm uma grande capacidade de lixo, são enterrados, têm uma tampa pequena e a altura a que estão do chão permitem que os sacos sejam lá colocados sem nenhum esforço, além disso têm um desenho e são construidos em materiais que ficam bem em qualquer espaço público. O lixo fica muito bem fechado.

A responsabilidade da limpeza da cidade é de todos os que cá vivem e só conseguimos uma cidade de excelência se todos tivermos cuidado com aquilo que fazemos em relação à limpeza. O lixo colocado dentro dos moloks fica devidamente fechado sem que os seres humanos ou animais de lá o possam remover, enquanto o lixo que fica fora dos moloks está sujeito a que pessoas ou animais abram os sacos e  que o lixo se espalhe pelo chão e o mais leve, papeis e plásticos, sejam levados pelo vento para o meio da rua e para as zonas verdes.

Por mais que pense, não consigo entender porque existem pessoas que colocam o lixo no chão em vez de o colocarem dentro do depósito do lixo. É um pequeníssimo trabalho, a tampa é pequena e muito leve e fica a uma altura que não é preciso levantar os braços.

Eu próprio levo todas as noites o lixo da minha casa para o colocar num molok que está  na travessa José Augusto Saloio, na zona antiga da cidade de Montijo, mesmo nas traseiras do jardim da casa Mora e muitos vezes quando lá chego existe uma quantidade razoável de sacos de lixo no chão, quando o depósito não está cheio e muitas vezes está meio ou vazio. Em principio não queria acreditar, mas depois convenci-me que as pessoas que fazem isto têm uma alma terceiro mundista.

Mas, não pensem que é só na travessa José Augusto Saloio que isto acontece, um amigo de infância que vive na Praça da Brasília disse-me que no molok onde ele vai deitar o lixo acontece o mesmo e que é ele e uma vizinha que muitas vezes põem os sacos do lixo do chão para dentro do depósito.

E não é só na zona antiga da cidade que acontece isto porque esta semana uma senhora que reside numa zona da cidade de excelência “varandas de Montijo” fez um comentário no facebook e disse que na zona onde  mora também acontece a mesma coisa.

Se quisermos uma cidade limpa e de excelência todos temos que colaborar e aqueles que cumprem têm que chamar a atenção dos outros para os prejuízos que estão a causar à nossa cidade. Todos temos que cumprir as regras e esta é muito fácil de cumprir. A tampa é tão pequena e leve e o esforço não é nenhum. Estas pessoas que fazem isto não sabem que é fácil saber quem põe o lixo no chão se os sacos forem abertos?

Todos temos que cumprir as regras para termos uma cidade limpa. E esta regra de depositar os sacos do lixo nos moloks é a mais fácil de cumprir.

José Bastos

Leave a Reply