ESCRITOS NA AREIA – ASFIXIA-SE QUEM PRODUZ! – por António Mão de Ferro

Imagem1

 

Sem dúvida que a sociedade precisa de normas. Porém aquilo a que temos assistido nos últimos tempos com normas a surgirem de todos os lados, está a asfixiar as Instituições, a nível empresarial. Se se continuar a legislar da forma como os últimos governos o têm feito, as pessoas acabarão a despender mais tempo com aspetos burocráticos, do que com a produtividade.

Como se o tempo que se perde a preencher papelada inútil, não fosse já grande, ainda se gasta muitíssimo tempo a tentar introduzir os dados em plataformas que na maior parte dos casos não dão resposta e quando a dão é lenta!

Para justificar o trabalho de muitos serviços públicos, qualquer organismozito cria normas que as empresas têm que cumprir.

É inacreditável como autênticos Zés Ninguéns, quando à frente das instituições, conseguem atrapalhar a vida daqueles que produzem e conseguem paralisar muito daquilo que poderia ser gerado

Os governos e os organismos públicos estão cheios de indivíduos incompetentes, que na maior parte das vezes nunca trabalharam antes, nem sabem o que é a vida. O seu trabalho é criar normas, na maior parte dos casos de grande inutilidade e depois verem se aqueles a quem são dirigidas as cumprem.

Essas normas acabam por asfixiar essencialmente as pequenas e médias empresas.

Como é sabido as grandes empresas estão-se nas tintas para as normas e nestes casos os que as deviam controlar não o fazem. Por medo? Muito provavelmente. Basta ver os exemplos dos Bancos. Havia normas e uma quantidade de gente a ganhar muito bem para ver se elas eram cumpridas. Mas o que sucedeu foi que os que tinham obrigação de fazer o acompanhamento para verificar se estava tudo de acordo com as boas maneiras de funcionar, não viram nada!

Os Bancos acabaram por cair, mas não porque alguém tenha detetado irregularidades. Eles caíram mas de podres!

Muitos dos prejudicados, foram os pequenos acionistas que pensavam que compravam ações do Banco que lhas vendia e afinal eram de outras empresas!Quem devia fiscalizar não fiscalizou, porque só se controlam os pequenos?!

Leave a Reply