CRIANÇAS IMAGINAM O FUTURO por clara castilho

A um grupo de crianças foi lançado o desafio de imaginarem o futuro. Algumas, mais imaturas, só conseguiram imaginar o seu próprio futuro, se iam casar, ter filhos, qual a profissão, onde viveriam…

Mas outras, foram mais longe, descentralizaram das suas próprias pessoas e pensaram o futuro da humanidade. É de salientar que, para essas, o futuro não é risonho! Por um lado, temos um planeta onde poderão ocorrer catástrofes. Logo, a humanidade tem que se proteger e organizar para a isso fazer face!

DSCF6810

 “No futuro imagino que as pessoas estão sempre a viajar nas suas casas. As casas têm um motor que anda com água da chuva. Quando as pessoas querem mudar de sítio, ligam os motores e a casa vai para a outra terra”.

“No futuro a humanidade vai acontecer uma tragédia, o fim do nosso planeta… os cientistas já tinham calculado o que ia acontecer e inventaram uma máquina em forma de foguetão para salvar os habitantes. Essa máquina levava as pessoas, as crianças, os animais, as plantas, as sementes, água, alimentos e muitas outras coisas. Na máquina levavam professores para ensinarem as crianças, médicos e cientistas para descobrirem um novo futuro”.

“No futuro as cidades são diferentes, o mar vai invadir a terra, os continentes vão ficar debaixo de água. As casas, os carros, as fábricas, os campos de futebol, as escolas, etc… tudo vai ser suspenso no ar. Só os barcos é que vão continuar a navegar. Os cientistas conseguiram encontrar uma solução para melhorar a vida no planeta terra”.

Outra temática é a questão financeira que a todos atinge. E as crianças não são a isso imunes…

“No futuro não vai haver presidentes, primeiros ministro ou donos de bancos que roubam pessoas, porque não vai haver dinheiro. Vamos ter que comprar e pagar tudo com um único cartão automático. Cada pessoa vai ter o seu próprio banco, mas todos os meses tem que dar um bocado do seu dinheiro para um cofre de todo o mundo. Com esse dinheiro vão-se construindo todas as coisas que os países precisam pra viver bem (estradas, casas, escolas, campos de futebol, ruas, hospitais…)”.

DSCF6813

“Tudo vai ser controlado por computador e todas as pessoas podem ver o que se gasta e quanto dinheiro há. Quem tentar roubar vaia preso e fica sem o seu banco”.

“No futuro vão existir muitos cientistas e eles vão inventar um perfume que faz com que as pessoas sejam todas amigas…. Ninguém se chateia e as pessoas vão partilhar o seu dinheiro com os pobres”.

 “Acho que no futuro alguém vai inventar um laboratório que cura todas as doenças. Ninguém vai morrer, porque se vai inventar um remédio que cura tudo, até as tristezas do coração”.

O tempo da infância, livre e despreocupada já era…

Leave a Reply