No Palácio Foz – Sala dos Espelhos – dias 30 e 31 de Março das 10,00 às 13,00 e das 14,30 às 17,30:
Concurso Internacional de Clarinetes de Lisboa
Concurso Internacional de Clarinete de Lisboa
O concurso, aberto ao público, decorre até quinta-feira no Palácio Foz, nos Restauradores, é organizado pela Fundação INATEL e pela Associação Cultivarte com o intuito de “dinamizar o clarinete”.
Os 29 concorrentes dividem-se em duas eliminatórias que apuram seis finalistas que se apresentam na quinta-feira às 09:00.
Os três primeiros classificados recebem um clarinete profissional e um prémio em dinheiro, 1.500 euros para o 1.º classificado, mil euros para o 2.º e quinhentos para o 3.º.
Segundo a mesma fonte a maioria dos concorrentes tem idades “abaixo dos 25 anos”. Quanto a nacionalidades Portugal e Coreia do Sul são os países mais representados com seis músicos cada, seguindo-se a China e Estados Unidos (três cada) e em terceiro a Rússia, Polónia e Espanha com dois cada. Bélgica, Ucrânia, México, Itália, Sérvia, Austrália, Costa Rica, Japão e Uruguai são outros países representados.
O júri é presidido pelo clarinetista Karl Leister, membro honorário da Filarmónica de Berlim, e constituído também pelo maestro Jean-Sebastien Bereau do Conservatório Superior de Paris, David Krakauer, professor na Manhattan School de Nova Iorque, por António Moreira, diretor do Conservatório do Porto e António Menino, clarinetista solista da Banda da Armada.
Os vencedores são divulgados quinta-feira ao final do dia, realizando-se o concerto de encerramento e entrega de prémios às 19:30.