EXCLUSÃO DA POSSIBILIDADE DE SER DADOR DE SANGUE POR RAZÕES DE ORIENTAÇÃO SEXUAL por clara castilho

 

Porque será que as pessoas homossexuais e bissexuais não poderão dar sangue? Será porque as pessoas com esta opção  têm maior prevalência e incidência de VIH/sida e outras infecções sexualmente transmissíveis? Este é um argumento que tem levado outros países a optarem por os excluir como dadores de sangue.

doar-sangue

Qual é então a forma como é aceite o sangue de um dado? Existe um questionário-padrão de triagem, desde Janeiro de 2013,com 28 perguntas ao todo que versam o estado geral de saúde: transplantes, vacinas, casos de gripe, febre, consumo de drogas, etc. Pergunta-se se “nos últimos seis meses teve novo parceiro sexual” ou se “nos últimos 12 meses teve parceiro sexual com sida ou seropositivo para o VIH, hepatite B, C e sífilis”.

Para responder à questão acima colocada, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) formou um grupo de trabalho em 2012, constituído por 12 pessoas. Deram-lhe o nome de, nada mais nada menos, Grupo de Trabalho sobre Comportamentos de Risco. Acontece que 26 meses depois ainda se não sabe nada de resultados.

Veio o assunto à baila porque dia 27 de Março foi o dia Nacional do Dador.

Em cima do assunto anda a ILGA Portugal. E queriam saber o nome dos membros do grupo? Nem pensar! Estão atrasados? Também não, dado que não tinham prazo estabelecido para chegarem a conclusões. Vamos saber as conclusões? Talvez não…

Aa discussão vem desde 2009, quando a Associação CASA – Centro Avançado de Sexualidade e Afetos, entrou em conflito com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação sobre esta situação.

Na Assembleia da República tinha sido aprovada uma recomendação ao Ministério da Saúde para que as perguntas relativas à orientação sexual fossem retiradas dos questionários aos potenciais dadores de sangue.

Será que a homossexualidade corresponde a comportamentos de risco? Será que nos  heterossexuais tal não acontece?

Seja como for, não é o sangue doado fruto de análises que o excluíram em situações em que não estejam em condições de ser partilhado?

Leave a Reply