CAMPANHA PRETENDE MOSTRAR COMO PORTADORES DE TRISSOMIA 21 PODEM SER ÚTEIS À SOCIEDADE por clara castilho

Pais 21 apresentam-se desta forma:

“Somos um grupo de pais, técnicos e amigos que se juntaram em 2008 para informar, partilhar novidades e especificidades à volta da trissomia 21.

Contamos com o apoio técnico e científico da APPT21 (Associação Portuguesa de Portadores de trissomia 21) mas funcionamos de forma autónoma e totalmente independente pois no Grupo Pais21 temos famílias de todo o país, estamos também em contacto com diversas associações nacionais e internacionais ligadas à trissomia 21.

 bhg4ue

Mantemos uma ligação que permite às famílias mais isoladas poderem entrar em contacto connosco através da net ou indicando alguém da sua área de residência com quem falar, com quem desabafar, alguém que tenha uma palavra amiga, uma recomendação eficaz, uma pista para ajudar… Alguém que simplesmente lhes dê esperança, alguém que os possa ajudar a viver as etapas de vida mais marcantes: acolher o bebé, a entrada para a escola, ou a transição para a vida adulta

e a busca de uma profissão.”

Foi com este propósito que lançaram uma campanha de sensibilização sobre a capacidade destes deficientes terem empregos e salários equivalentes e defendem as vantagens para o Estado em tempo de crise.

Os anúncios foram lançados nas principais cidades do país e apresentam 10 casos de crianças e jovens que mostram o que fazem e são capazes de fazer.

Além da campanha de sensibilização, a Pais 21 promove ainda o lançamento do livro Bebés com Trissomia 21 – Novo Guia para Pais, que será distribuído gratuitamente a pais de bebés com trissomia 21 nos hospitais portugueses, como parte do Kit 21. O Kit 21 é organizado pela associação de pais para fazer chegar “a informação correta desde o primeiro momento” aos pais de crianças com a anomalia genética mais comum, para que “saibam do potencial do seu filho desde o seu nascimento e tenham consciência de que não estão sozinhos”.

Leave a Reply