CINEMA DE CABO VERDE – “TU ÉS UM PORTUGUÊS” por Clara Castilho

caboverde1

Produzido e realizado em 2012 pelos discentes do 4.º ano do Curso de Ciências da Comunicação, vertente Multimédia da Universidade Lusófona de Cabo Verde, no âmbito do Atelier de Produção e Realização Audiovisuais, “Tu és um Português” é uma história de amor e de amizades, mas também uma história de vida e vidas numa cidade com vida própria.

Português é um jovem na casa dos trinta anos que chega a Mindelo e acaba por apaixonar-se pela cidade e por Janice uma bela mulher independente. Entre eles desenvolve-se uma amizade incomum que acaba em drama após a morte de Janice. Português não se conforma com a perda daquela que amou e torna-se um grande criador de histórias em que ele e Janice são os protagonistas.

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 Neste filme, que tem a duração de 25 minutos, trabalharam dez jovens que assumiram as funções de produtores, directores de fotografia, realizadores, continuista e assistentes. Por não terem dinheiro para pagar aos cinco actores principais e aos outros figurantes projectaram o  filme com a colaboração de pessoas que voluntariamente quiseram fazer parte dos figurantes do filme.  Também pessoas do mundo cultural mindelense como o actor e homem da rádio, Fonseca Soares, o encenador do Grupo Teatral do Centro Cultural do Mindelo, Caplan ou o artista plástico Tchalé Figueira aceitaram ajudar nesta iniciativa.

No fundo, um trabalho de cooperação de toda a comunidade, na medida em que todos ajudaram no que puderam: uma resma de papel, um toner para a impressora, a colaboração da polícia para fechar o trânsito….

Leave a Reply