À DESCOBERTA DO BAIRRO DE ALVALADE, LISBOA, DE 10 A 19 DE ABRIL

A “LisbonWeek 2015” ocorre de 10 a 19 de Abril  e acontece em Alvalade.

É um projecto da ACTU – Associação Cultural Turística Urbana -, com produção da Junta de Freguesia de Alvalade e da Câmara Municipal de Lisboa, que irá dar destaque a Alvalade no calendário cultural da cidade de Lisboa.

Ao longo de 10 dias, Alvalade irá apresentar-se à luz de novas perspectivas, revelando a riqueza do seu património cultural, das diferentes gerações e dos modos de vida que nela se cruzam.

LisbonWeek 2015 (2)

Do programa do LisbonWeek 2015 fazem parte 11 visitas culturais (9 visitas a locais emblemáticos da freguesia e 2 passeios de autocarro), 12 exposições e 1 peça de teatro imersivo.

O LisbonWeek será também anfitrião de uma série de eventos regulares da cidade, que terão, nestas datas, lugar em Alvalade.

Entre as visitas, podemos já referir os locais, como a Biblioteca Nacional de Portugal, o Jardim do Campo Grande, a Reitoria da Universidade de Lisboa, a Torre do Tombo, o Museu da Cidade, o Museu Bordalo Pinheiro, o Hospital Júlio de Matos, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e o Complexo dos Coruchéus.

Os passeios de autocarro terão dois percursos, focados no plano urbanístico de Alvalade: o “Lisboa Moderna”, que conta a história de Alvalade e dos seus edifícios mais emblemáticos, com curadoria de Ana Tostões, e o “Porfírio Pardal Monteiro”, que explora a obra do arquiteto por toda a cidade de Lisboa, com curadoria de João Pardal Monteiro.

Relativamente às exposições, destacam-se: “Porfírio Pardal Monteiro – Arquitecto de Lisboa”, sobre a vida e obra do arquiteto, com curadoria de Ana Tostões e João Pardal Monteiro, patente na Biblioteca Nacional de Portugal até 1 de junho; “Encontrar Maria Keil”, com os mais notáveis trabalhos de azulejaria da pintora, patente na Estação de Metro de  Alvalade, sendo necessário possuir bilhete de acesso ao metro para a visitar; “Urban Sketchers”, uma olhar diferente sobre o quotidiano de Alvalade, pelas mãos do Grupo Urban Sketchers, patente na Reitoria da Universidade de Lisboa; “Vanguarda”, com fotografias de Alvalade na década de 50, disponibilizadas pelo Arquivo Municipal de Lisboa, patente no Centro Comercial Alvalade.

A peça de teatro imersivo, denominada “E Morreram Felizes Para  Sempre”, da autoria de Nuno Moreira e direção de Ana Padrão, terá lugar no Hospital Júlio de Matos e permitirá ao visitante interagir com o espaço e descobrir, ao mesmo tempo, estórias dentro da história: a história da tragédia amorosa de Pedro e Inês de Castro, cruzada com a invenção da lobotomia, por Egas Moniz.

O LisbonWeek irá também receber eventos como o Peixe em Lisboa e da Feira da Buzina, que passarão pelo Mercado de Alvalade Norte.

As exposições são gratuitas, enquanto a peça de teatro e as visitas culturais são pagas, mediante a aquisição de bilhetes na Ticketline, disponíveis em pré-venda a preços reduzidos, até 5 de fevereiro.

Mais informações em:

lisbonweek.com | facebook.com/lisbonweek | instagram (@LisbonWeek)

 

Pré-venda de bilhetes:

http://ticketline.sapo.pt/evento/10141

 

1 Comment

  1. Hey There. I discovered your blog using
    msn. That is an extremely well written article. I’ll
    be sure to bookmark it and come back to read extra of your useful
    information. Thanks for the post. I’ll definitely
    return.

Leave a Reply