TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO, DE 11 A 19 DE ABRIL, “AL MADA NADA”

No palco do Teatro Nacional São João , de 11 a 19 de Abril, regressa “al mada nada” o “lado b que Ricardo Pais projetou para o quintessencial Turismo Infinito.

quarta-feira 19:00 quinta-feira a sábado 21:00 domingo 16:00

TUNA_TNSJ-ALMADA-L-1389

Fernando Pessoa e heterónimos são despejados do seu “escritório vasto”, subitamente invadido por magalas com bivaque e polainas de brim, saídos da escrita percutida de Almada Negreiros.

Numa altura em que se comemora o centenário de Orpheual mada nada regressa ao palco do TNSJ, um ano após o avassalador êxito desse lado b que Ricardo Pais projetou para o quintessencial Turismo Infinito. Se o espetáculo criado sobre textos de Pessoa figurava uma mente plural, al mada nada celebra a sensualidade, a cor, o movimento, coisas que Almada viveu apaixonadamente. Partindo sobretudo de Saltimbancos(1917) – texto único da nossa literatura, obsessivamente físico e sexual –, a criação de Ricardo Pais põe a girar, au ralenti ou em altíssima rotação, um caleidoscópio português em que se imbricam um quartel e um circo indigente, homens-cavalo, arraiais de verão, dramas de namorados, memórias de uma semi-imaginária Emissora Nacional, um sol a pique e um luar de acetileno…Contrastes simultâneos a que o ator Pedro Almendra, o percussionista Rui Silva e a Momentum Crew – um grupo de b-boys premiado internacionalmente – dão corpo, fazendo do palco uma arena de combate, mas também o lugar de um inesperado recolhimento.

 De Ricardo Pais

Com Pedro AlmendraRui Silva eMomentum Crew

textos de Almada Negreiros

dramaturgia – Pedro Sobrado

cenografia – Manuel Aires Mateus

figurinos – Bernardo Monteiro

música – Rui Silva

desenho de luz – Nuno Meira

desenho de som – Joel Azevedo

elocução e preparação vocal – João Henriques

guião e encenação – Ricardo Pais com Manuel Tur

interpretação

Pedro Almendra (ator), Bruce AlmightyDeeogo OliveiraLagaet AlinMax OliveiraMix IvanouPedro França (dança urbana) e Rui Silva(percussão)

Coprodução – Companhia de Teatro de Almada,TNSJ

Leave a Reply