NOVO CONCURSO PARA PRÉMIO “OS DIREITOS DA CRIANÇA EM NOTÍCIA” DO FÓRUM SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E JOVENS por clara castilho

Vamos na 4ª Edição do Prémio “Os Direitos da Criança em Notícia”, a atribuir pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens em parceria com o Montepio (2014/2015).

forum crianas premio

O Prémio Os Direitos da Criança em Notícia foi criado no âmbito do Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens, com o apoio do Montepio, e tem como objectivo estimular abordagens jornalísticas que divulguem a situação da infância, bem como a forma como os direitos são, ou não, garantidos (protecção, provisão e participação), e que promovam a sensibilização junto da opinião pública para uma nova cultura da criança enquanto sujeito de direitos.

O Prémio Os Direitos da Criança em Notícia destina-se a distinguir trabalhos originais nas categorias de Imprensa, Rádio e Televisão e tem periodicidade anual. A este prémio podem concorrer os/as profissionais de órgãos de Comunicação Social Portugueses com trabalhos nas áreas de Imprensa, Rádio e Televisão (on-line inclusive) que se tenham distinguido na Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e dos Jovens.

Cada profissional pode concorrer até 30 de Julho de 2015 com o máximo de três trabalhos que tenham sido publicados, em Portugal, no período compreendido entre 1 de Junho de 2014 e 31 de Maio de 2015. Aos autores dos trabalhos premiados é atribuído um prémio pecuniário, patrocinado pelo Montepio, no montante de 6.000 euros, repartido equitativamente pelas três categorias.

Ciente de que o conhecimento dos direitos das crianças e dos jovens, assim como, a sua relevância na produção jornalística deve ser incentivado no percurso académico a fim de potenciar a sua compreensão e convocação na futura actividade profissional, o Fórum aposta também na atribuição de uma Menção Honrosa a um/a aluno/a finalista da área de Comunicação Social em Universidades ou Institutos Politécnicos de Portugal. Todos/as os/as alunos/as do último ano da licenciatura podem concorrer, até 30 de Julho de 2015, com um trabalho realizado nos anos lectivos 2014/2015 na área da Imprensa, Rádio ou Televisão (on-line inclusive) e que vise a promoção e protecção dos Direitos das Crianças e dos Jovens. O trabalho do/a aluno/a distinguido com a Menção Honrosa será publicado on-line no Jornal Expresso.

 Os trabalhos concorrentes ao Prémio pecuniário e à Menção Honrosa, serão seleccionados por um Júri independente constituído para esse efeito e composto por cinco membros, incluindo profissionais da área da Comunicação Social, dos Direitos Humanos e um representante do Montepio. As decisões do Júri serão tomadas por maioria simples e não serão passíveis de recurso. O Júri reserva-se o direito de não seleccionar trabalhos em uma ou mais categorias, caso os mesmos não revelem qualidade em função dos objectivos estabelecidos. Assim, o Prémio não será atribuído, aplicando-se o mesmo princípio aos trabalhos candidatos à Menção Honrosa.

A Cerimónia de entrega do Prémio terá lugar no dia 20 de Novembro de 2015, aquando das comemorações do 26º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças.

Leave a Reply