AMANHÃ, DIA 29 DE ABRIL, DIA MUNDIAL DA DANÇA por clara castilho

Dia 29 é Dia Mundial da Dança. Falemos no que pode ser a experimentação do acto de dançar para algumas pessoas para as quais, à partida, não estamos habituados a ver com esta actividade. Pensemos em pessoas com algum tipo de “deficiência”.

RTR2YL4Q-970x311

Foto da Associação Portuguesa de doentes neuromusculares

A dança permite a integração de todas as pessoas, engendrando a interação entre quem é e quem não é portador de deficiência. Ela traz alegria e força de viver. Para já não falar nos benefícios físicos, do tónus muscular, nos benefícios da utilização de outros sentidos que nem sempre são explorados.

E o prazer? O prazer que se sente com a expressão da arte através de movimentos corporais?

A Fundação LIGA assinala a celebração do Dia Mundial da Dança, dando início igualmente às celebrações dos 20 anos de atividade do Plural_Companhia de Dança que decorrerão até ao final do ano.

Organizou uma aula  aberta à participação de todos os interessados, independentemente das suas condições de mobilidade e/ou experiência anterior em dança. A aula será dinamizada pelo coreógrafo Rafael Alvarez (coordenador artístico do Plural) em colaboração com os intérpretes do Plural_Companhia de Dança e dos alunos do Atelier de Dança da Fundação LIGA, contando com a participação especial dos alunos do F.O.R. Dance Theatre através de um intercâmbio artístico com a Companhia Olga Roriz. Infelizmente já não vamos a tempo de inscrição de interessados, mas a ssinaliza-se a iniciativa que tem todo o mérito.

Fiquemos com um vídeo que sintetiza esta tomada de posição.

Leave a Reply