CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – BASTIDORES: a 1ª semana de liberdade, os rompimentos no teatro; A PALETA E O MUNDO; CINEMA: ‘Uma luz no submundo’, LEMBRAR RUI-MÁRIO GONÇALVES na SNBA

30 de Abril a 4 de Maio de 2015

Conversa com Carlos Almada Contreiras sobre os bastidores da primeira semana de liberdade, do 25 de Abril ao 1 de Maio de 1974.

Nestas sessões «histórias da História», conversamos sobre efemérides da História, contemporâneas de Mário Dionísio, pensando sempre também no que se passa hoje. Porque há coisas de que se fala hoje – como a tão badalada «crise» – que não são coisas novas, algumas nunca deixaram de existir, outras ressurgiram em sítios e alturas diferentes.

Vamos conversar com Luis Miguel Cintra sobre os rompimentos no teatro: quando os bastidores deixam de ser bastidores. Ao fim da tarde, pelas 18h30, vamos ler o 2º capítulo de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio. A leitura comentada, com projecção de imagens, do 2º capítulo, «A própria substância dos objectos», da 2ª parte, «Prestigio e fim duma ilusão», é de Ana Figueiredo.

Mais tarde, no ciclo de cinema «Bastidores – fazeres que não se vêem», projectamos o filme Uma luz no submundo (The naked kiss, 1964, 90′) de Samuel Fuller. Quem apresenta é Pedro Soares.

LEMBRAR RUI-MÁRIO GONÇALVES

  • RUI-MÁRIO GONÇALVES, sócio-fundador e amigo da Casa da Achada, falecido em 2014
    Sábado, 2 de Maio, 16h, na Sociedade Nacional de Belas-Artes (Lisboa)

    Com José-Augusto França, Veríssimo Serrão, José Luís Porfírio, Sílvia Chicó e Emília Nadal.

NO NOSSO HORÁRIO DE ABERTURA:
2ª, 5ª e 6ª feiras, das 15h às 20h
sábados e domingos, das 11h às 18h
(fechamos no 1 de Maio)

  • EXPOSIÇÃO: O OLHAR COMPROMETIDO DE GÉRALD BLONCOURT
    Gérald Bloncourt, fotógrafo que esteve em Portugal nos dias seguintes ao 25 de Abril, mas que por cá passou antes, em 1967, para fotografar as pessoas e o que muita gente não queria ver nos bairros de lata durante o fascismo. Fotografou, ainda antes, os emigrantes portugueses nos bidonvilles em França, também estes invisíveis para muita gente. São estas algumas fotografias que vamos mostrar, em conjunto com as imagens de esperança e de resistência que explodiram nos dias seguintes ao 25 de Abril.
  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc… Pode-se ler no local ou requisitar livros.
    Na Mediateca da Achada estão disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
    Há também outros pólos da Biblioteca aqui no bairro. Podem visitar e ler livros no pólo do restaurante Alcaide, na Rua de São Cristóvão, no pólo do Posto de Atendimento de São Nicolau da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, na Rua da Prata, e no Espaço AmbiJovem, junto ao Largo dos Trigueiros.
  • LIVROS LIVRES
    No terraço da Casa da Achada podem ler e trocar livros.

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER AJUDAR A CASA DA ACHADA:

Leave a Reply