“DIAS DA MEMÓRIA” RECOLHEU NO DIA 25 DE ABRIL CENTENAS DE OBJECTOS E TESTEMUNHOS por clara castilho

A iniciativa “Dias da Memória da Revolução”, que decorreu entre sexta e domingo no Quartel do Carmo, em Lisboa, recolheu mais de 150 testemunhos e centenas de objectos.

É uma iniciativa do Instituto de História Contemporânea, em parceria com a RTP. Dedica-se à identificação, recolha, estudo e divulgação de testemunhos, histórias, memórias e objectos de todos os que participaram de forma activa no processo revolucionário português.

Fernanda Rollo, coordenadora do projecto, forneceu à agência Lusa que a  iniciativa teve o maior êxito, tendo prestado testemunho cerca de 150 pessoas, e que a quantidade de objectos é relevante, com pessoas a trazerem centenas de fotografias.

DMR

Todo o material será posteriormente disponibilizados na página da internet ‘www.memoriasdarevolucao.pt’. Nesta página também se faz o apelo à colaboração que qualquer cidadão queira prestar, no sentido de enriquecer os dados já obtidos.

 A equipa é formada por cerca de 40 pessoas, a maioria dos quais são investigadores do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Os encontros destes dias tiveram também a colaboração da Associação 25 de Abril e da GNR.

Leave a Reply