Na Gulbenkian no CAM – Centro de Arte Moderna – de 19 de Junho a 26 de Outubro | das 10,00 às 18,00 | encerra às segundas
X de Charrua
Antológica
CAM
CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS: As imagens que constam desta galeria destinam-se exclusivamente à divulgação da exposição X de Charrua, devendo a sua publicação ser acompanhada dos respetivos créditos fotográficos (assinalados). A Fundação Calouste Gulbenkian declina quaisquer responsabilidades pelo uso indevido destas imagens.
Curadoria: Ana Ruivo e Leonor Nazaré
Atraído pela opacidade e pela fulgurância da cor, António Charrua (1925 – 2008) começa a pintar nos anos 50, distanciando da escultura esse seu fascínio. Simultaneamente contemplativa e desafiante, espontânea e preparada, matérica e metafórica, expressionista e arquitetónica, abstrata e referencial, a sua pintura acerca-se do mistério e das circunstâncias históricas com o mesmo empenho emotivo.
Nos anos 50 e 60, em Évora, António Charrua centraliza o contacto entre diferentes gerações de artistas e escritores com quem partilha vivências, tertúlias e interesses. Esta exposição corresponde, por um lado, a uma oportunidade de revisitação antológica da obra de Charrua, nunca acontecida em Lisboa, e por outro, a uma documentação desses encontros.
Tensão e liberdade. Tensión y libertad. Tension and freedom
Coleção la CAIXA / MACBA / CAM
CAM
CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS: As imagens que constam desta galeria destinam-se exclusivamente à divulgação da exposição TENSÃO E LIBERDADE. TENSION Y LIBERTAD. TENSION AND FREEDOM, devendo a sua publicação ser acompanhada dos respetivos créditos fotográficos (assinalados). A Fundação Calouste Gulbenkian declina quaisquer responsabilidades pelo uso indevido destas imagens.
A exposição cria um encontro entre os acervos das três instituições da Península Ibérica e assumirá diferentes formatos e escolhas nos três museus. No CAM a seleção de obras será guiada por as ideias de tensão e liberdade que serão abordadas tanto num sentido político e social como também artístico.
Artistas por ordem alfabética:
João Abel Manta
Gabriel Abrantes
Vasco Araújo
Miroslaw Balka
Eric Baudelaire
Samuel Beckett
Luísa Cunha
Pepe Espaliú
Ângela Ferreira
Ramon Guillén-Balmes
Richard Hamilton
Ana Hatherly
Roni Horn
Mike Kelley
Martin Kippenberger
Asier Mendizabal
Miralda
Antoni Muntadas
Bruce Nauman
Nuno Nunes Ferreira
Damián Ortega
Jeff Wall
Bilheteira
Entrada no CAM: 5 €
Entrada gratuita ao domingo