A COLUNA DE OCTOPUS – “O abandono da Grécia”

octopus1

As promessas de solidariedade da União Europeia para a paz e mais tarde a adesão a uma moeda única caíram por terra com o caso grego. Os abutres “mercados” estão a destruir um país ao seu belo prazer.

Por trás da crise grega.

Já em 2001, a Godlman Sachs ajudou a falsificar as contas do governo grego, o que lhe valeu um benefício de 600 milhões de euros. Nessa altura, o governo grego devia 2,8 mil milhões de euros à Godlman Sachs, empréstimo esse que atingiu 5,1 mil milhões de euros em 2005.

Mitos repetidos sem fim sobre a “preguiça” grega.

O endividamento das famílias na Grécia é de 40%. Por exemplo, no Reino Unido é de 120% e na Holanda de 240%. O gregos trabalham em média 40 horas por semana, a média europeia é de 37 horas. A média de reforma na Grécia é de 61 anos, na Alemanha é 62 anos. As despesas com o sector público é de 47%, em França ou no Reino Unido é de 53%.

Quem possui os 320 mil milhões da dívida grega?

A dívida grega representa 175% do PIB do país.

Fundo de Europeu de Estabilidade Financeira: 142 mil milhões de euros. – Créditos directos dos países europeus: 53 mil milhões de euros. – FMI: 32 mil milhões de euros. – Bancos e investidores financeiros: cerca de 60 mil milhões de euros. A maior parte da dívida pública grega tem um prazo de reembolso em 2041.Com a “ajuda” da Goldman Sachs, a dívida grega era de 6% do PIB em 2009. Com a chegada ao poder de George Papandréou, este revela que o deficit está à volta de 12,7% e que a dívida pública atinge 113% do PIB. Nada de muito escandaloso, quando nessa altura no Japão atinge os 197% e nos Estados Unidos 92%. Os especuladores atacaram então a Grécia, mais fraca, dado que atacar uma Espanha ou Itália eram ossos mais duros de roer.

A crise grega permitiu aos especuladores financeiros muitos lucros através de situações de crise e pânico nas taxas de juros. A Grécia encontra-se assim entregue a ela própria sem qualquer solidariedade europeia, às mãos dos mercados financeiros implacáveis.

 

Leave a Reply