UMA CURTA NOTA SOBRE A GRÉCIA – por TEJVAN PETTINGER

Falareconomia1

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

mapagrecia6

Uma curta nota sobre a Grécia

Tejvan Pettinger, A short note on Greece

Blog Economics.help, 6 de Julho de 2015

 

Apenas uma curta nota sobre a Grécia, até porque  no momento estou concentrado em escrever alguns textos a editar.

Durante vários anos senti que a Grécia faria  melhor em   deixar a zona  euro. Isto em parte devido à sua  economia, mas também por uma certa  intuição – que não há maior receita para o desastre político do que ter políticas Económicas desastrosas ditadas por uma potência estrangeira (UE, FMI, Alemanha)

A frustração na  Grécia para com a Europa é bem merecida.

 Deixar a zona euro irá, talvez, fazer com que a Grécia seja dona  do seu próprio destino. Eles não irão continuar a sentir que estão sob o domínio da Europa (aka Alemanha)

 Deixar a zona euro dá a possibilidade de um melhor enquadramento de longo prazo – que não envolve nenhuma política monetária comum, taxa de câmbio e austeridade orçamental .

 Ficar na zona euro só oferece uma dieta interminável com a aplicação de  uma  austeridade auto-destruidora e é assim uma receita para uma frustração profunda – é difícil ver qualquer esperança.

Estou consciente do facto de que as consequências do incumprimento e saída do euro será igualmente prejudiciais – talvez até mais no curto / médio prazo. Estou consciente do facto – Eu não tenho certeza que isto vá  acontecer. Não há muitos precedentes de economias desenvolvidas a passarem por tempos tão difíceis. Há uma  muito forte probabilidade de que isto venha a ser muito severo e  por um tempo considerável. Mas, eu devo aqui lembrar que se pode sempre sair da pior das crises. A própria hiperinflação da Alemanha foi devastadora e por um bom par de anos. Mas, fez-se  a recuperação da economia.

A falência da Europa

A crise grega não é apenas um falhanço do projecto do euro, mas da própria ideia de Europa como um  todo. Os políticos europeus quererão responsabilizar os gregos que tiveram a  coragem de perguntar ao povo grego o que pensavam, mas deve-se ter presente a história do argueiro no olho do outro, e da trave que encobre o nosso [Evangelho de Mateus, 7: 1 – 5].

O incompreensível desejo de nunca acabar com a austeridade foi completamente derrotador tanto  para a Grécia  como para  os credores gregos.

É chegado o momento de  salvar a Grécia

Aconteça o que acontecer, é necessário uma  forte dose de  orgulho e uma grande vontade europeia de verdadeiramente apoiar a Grécia neste período da crise. Uma economia grega falhada deve ser considerada como o falhanço de toda a Europa [o que muito tem levado a Grécia a mergulhar ainda mais na sua situação de crise em vez de a ajudar na sua retoma] .

Tejvan Pettinger,  A short note on Greece. Texto disponível em: http://www.economicshelp.org/blog/14080/economics/a-short-note-on-greece/

Leave a Reply