No ciclo «À mesa» a Casa da Achada propõe que se pense e se discuta a mesa – a sua importância e utilidade nas nossas vidas. A comida também é tema de discussão e os pratos uma parte importante na nossa alimentação, como estamos uns com os outros, como comemos em conjunto. Faltam-nos pratos e taças e vamos fabricá-los nesta oficina de cerâmica com Susana Baeta.
Para todos com mais de 8 anos. Esta oficina continua nos domingos 12 e 26 de Julho. Venham a todas as sessões! Mais informações:
casadaachada@centromariodionisio.org.
|
|
|
Ao fim da tarde, pelas 18h30, vamos continuar a leitura de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio. A leitura comentada e com projecção de imagens, por Carla Mota, é do 2º capítulo, «O sono da razão engendra monstros», da 2ª parte, «Prestígio e fim duma ilusão».
Mais tarde, às 21h30, projectamos, ao ar livre*, o filme O cozinheiro, o ladrão, a sua mulher e o amante dela (1989, 124′) de Peter Greenaway. Quem apresenta é Cláudia Oliveira.
Para o ciclo «À mesa» vamos andar a pensar e a discutir a mesa, o que comemos, o que fazemos à sua volta. O ciclo de cinema é sobre comida – filmes de fartura e filmes de fome. A programação completa pode ser vista aqui.
* se chover a projecção é dentro da Casa da Achada |
A CASA DA ACHADA RECEBE OUTRAS SESSÕES:
- PROJECÇÃO DE 2 METROS QUADRADOS
Sábado, 11 de Julho, 21h30
Organização: João Sem Medo
Projecção do documentário 2 metros quadrados de Ana Luísa Oliveira e Rui Oliveira, seguida de conversa com a presença dos realizadores.
NO NOSSO HORÁRIO DE ABERTURA:
2ª, 5ª e 6ª feiras, das 15h às 20h
sábados e domingos, das 11h às 18h
- EXPOSIÇÃO «MÁRIO DIONÍSIO – VIDA E OBRA»
Voltamos, passados quatro anos, à exposição «Mário Dionísio – Vida e Obra», composta por 13 painéis que abordam as várias facetas da vida de Mário Dionísio – a infância e juventude, a faculdade, a escrita e a crítica artística e literária, a militância política, o ensino, a pintura -, complementados por desenhos e pinturas e por seis vitrines que reúnem uma pequena amostra de documentos e materiais biográficos pertencentes ao espólio do autor.
Uma exposição importante para conhecer melhor a actividade de Mário Dionísio, particularmente numa altura em que a participação de muita gente na vida pública deste país e do mundo é facilmente esquecida. Servirá também como preparação para o Congresso Internacional Mário Dionísio, que se realizará em Outubro de 2016.
- BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
A Biblioteca da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc… Pode-se ler no local ou requisitar livros.
Na Mediateca da Achada estão disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.
Há também outros pólos da Biblioteca aqui no bairro. Podem visitar e ler livros no pólo do Posto de Atendimento de São Nicolau da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, na Rua da Prata, e no Espaço AmbiJovem, no Largo dos Trigueiros.
- LIVROS LIVRES
No terraço da Casa da Achada. É só entrar, escolher, sentar-se um pedacinho ou a tarde inteira a folhear ou a ler. Para continuar, levar o livro começado ou a começar. E era bem bom deixar outro para o próximo que vier. Hoje mesmo ou amanhã.
EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:
- CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.
QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?
- GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.
QUEM QUISER E PUDER PODE AJUDAR A CASA DA ACHADA:
|
|