EDITORIAL: O Professor Cavaco Silva, responsável pelo desaparecimento de 17 toneladas de ouro?

logo editorial«Recusamos (…) a análise imediatista. Apostamos na crítica construtiva, consistente e portadora de alternativas. Não aceitaremos difundir boatos. O debate de ideias será feito com respeito pelas ideias alheias. Quem critica, fá-lo-á atacando ideias, mas respeitando pessoas». Temos mantido o que prometemos no editorial da nossa primeira edição: não dar divulgação a documentos circulantes na net e não acusar ninguém seja do que for sem que existam provas. Mas, apesar de evitarmos a incontinência verbal que inunda a blogosfera, não nos coibimos de tentar esclarecer dúvidas.

Por exemplo, por que  razão não é esclarecido de uma vez por todas, se o Professor Cavaco Silva foi ou não colaborador da PIDE? Por «motivos académicos», como parece ter alegado ao ser confrontado com a questão , ou por quaisquer outros – se é mentira, explicar se a acusação pode ser imputada a alguém, pessoa individual ou colectiva e punir severamente quem tenha ousado lançar tão grave acusação sobre o mais alto magistrado da Nação; a ser verdade é inadmissível .ter um presidente da República que se disponibilizou para informar essa polícia que era o mais asqueroso e criminoso auxiliar do Estado Novo.

Surge agora nova e grave acusação. Alguém que se identifica, faz circular a acusação de que, em 1990, sob a responsabilidade do Professor Cavaco Silva, o Banco de Portugal emprestou 17 toneladas de ouro  a um banco americano que faliu logo a seguir. Não acusamos ninguém sem que a sua culpa esteja provada, mas não abdicamos do direito de perguntar. Um presidente iletrado, sem um mínimo de cultura geral, politicamente desonesto, pois não é isento – se o Governo é do seu partido, protege-o; se não é, tira-lhe o tapete, em suma, um presidente como o Professor Aníbal Cavaco Silva, ignorante, politicamente manhoso e desonesto, é uma vergonha. Se a somar a estas características tem no currículo actividade ou disponibilidade para colaborar com a cáfila de assassinos da António Maria Cardoso e se fez sumir 17 toneladas de ouro, não só é uma vergonha, como é um caso de polícia. Não nos calaremos até ser esclarecidos.

1 Comment

  1. Excelente. Um texto completamente inédito na comunicação social deste rectângulo à beira-mar plantado. . Todo o realce para a coragem das perguntas feitas. Embora as noticias assinaladas já há muito estejam em circulação, até hoje, não mereceram a ninguém formular, com tanta frontalidade, uma pergunta sobre a sua veracidade.
    Todos os portugueses têm a obrigação de dirigir-se a quem de direito – e, nesse sentido, há várias instâncias com a autoridade bastante – para obterem a resposta mais devida. Felicitemos o exemplo da “Viagem dos Argonautas”,CLV

Leave a Reply